Vacinação contra mpox para pessoas com HIV é ampliada em Belo Horizonte

Publicado:

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou nesta quarta-feira (14/6) que a vacina contra a mpox, doença antes conhecida como varíola dos macacos, está disponível para pessoas a partir dos 18 anos que convivem com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) causador da Aids. Todos podem receber o imunizante, independentemente do status imunológico. 
 
Anteriormente, a imunização ocorria apenas nas pessoas vivendo com HIV/Aids cuja contagem de linfócitos T CD4 estava inferior a 200 células nos últimos seis meses, conforme orientação do Ministério da Saúde, lembra o Executivo municipal em comunicado. 
 
Agora, a vacinação contra a mpox para esse público acontece no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) de Belo Horizonte, na rua Domingos Vieira, 488, bairro Santa Efigênia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

  • Leia também: PBH abre posto extra para vacinação de gripe e COVID-19 no Barreiro
Também podem se vacinar pessoas assintomáticas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para a mpox, após avaliação da Vigilância Epidemiológica.
 
A mpox é uma doença infecciosa causada pelo vírus Monkeypox, podendo apresentar lesões na pele e outros sintomas semelhantes aos da gripe. 
 
O esquema vacinal contra a mpox é composto de duas doses, com 0,5 ml cada, da vacina MVA-BN Jynneos. É necessário um intervalo de 28 dias entre as doses.
 
“O objetivo principal da vacinação é a proteção dos indivíduos com maior risco de evolução para as formas graves da doença, dentro do atual contexto de transmissão observada no país, e, secundariamente, a interrupção da cadeia de transmissão através da vacinação de quem teve contato com casos suspeitos e/ou confirmados para mpox”, explica a PBH. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia