Bahia decreta emergência zoossanitária para influenza aviária H5N1

Publicado:

A emergência zoosanitária foi publicado pelo Governo da Bahia no Diário Oficial de sábado (22). A influenza aviária H5N1 tem afetado aves silvestres migratórias e de subsistência em alguns estados do Brasil. 

O primeiro caso registrado, no entanto, foi no Espírito Santo, em maio. Na Bahia, a primeira contaminação foi notificada no dia 17 de junho e, até o momento, mais três casos foram registrados. Todos em aves silvestres nas cidades de Caravelas (1), Alcobaça (1), Prado (1) e Porto Seguro (1).

De acordo com informações do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), desde o primeiro caso no país, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e o Ministério da Agricultura e da Pecuária (MAPA) intensificaram a vigilância e o monitoramento das aves no estado.

A Sesab, através da Vigilância Sanitária e da CIEVS, também tem acompanhado as pessoas expostas às aves, fazendo testagem.

Para apoiar os estados, o MAPA vai disponibilizar um recurso de R$ 200 milhões no controle e combate da Influenza Aviária. Uma portaria também foi publicada e já está sendo usada para orientar os gestores sobre os trabalhos que estão sendo realizados, a partir de agora, para erradicação da doença.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

14 anos sem Kelly Cyclone: “Viral nas redes”, personagem divide opiniões entre a doçura e o tráfico

Quatorze anos se passaram desde que Kelly Cyclone deixou sua marca indelével na cultura periférica e nas redes sociais. Ao som do “Príncipe...

Construtora alvo da Overclean possui processos na Justiça do Trabalho e por desabamento em Santo Amaro; entenda

A Souza Nascimento Construtora Ltda, conhecida como Construtora Impacto, tornou-se foco da "Operação Overclean" e enfrenta um momento conturbado. Com múltiplos processos na...

Prefeitura de São Francisco do Conde anuncia “crise financeira” após mudança no ICMS da Refinaria de Mataripe

A Prefeitura de São Francisco do Conde enfrenta uma séria crise financeira, um desdobramento da redução drástica na arrecadação do ICMS, causada pela...