NASA capta imagens mais detalhadas de lua de Júpiter

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A NASA divulgou novas fotografias da lua Io de Júpiter, obtidas durante a mais recente aproximação da sonda Juno, em 30 de julho.

A sonda esteve a apenas 28.485 quilômetros de distância da Io, permitindo a captura das imagens mais detalhadas já registradas desse satélite natural de Júpiter.

É importante lembrar que a Io é considerada o corpo mais vulcânico do nosso Sistema Solar, um fenômeno atribuído ao efeito gravitacional de outras luas de Júpiter, em particular a Europa e Ganímedes.

“Não somente o maior planeta do nosso Sistema Solar exerce uma força gravitacional constante sobre a Io, mas também suas ‘irmãs’ – Europa e a maior estrela do Sistema Solar, Ganímedes. O resultado é que a Io está constantemente sendo torcida e esticada, ações associadas à criação da lava que é vista jorrando de seus muitos vulcões”, declara o comunicado da NASA.

Leia Também: Telescópio James Webb revela detalhes da Nebulosa do Anel

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Zoltron: conheça o robô com cinco IAs que ‘prevê o futuro’

Olhar Digital> Robótica> Zoltron: conheça o robô com cinco IAs que ‘prevê o futuro’ Robótica ...

Acelerador de partículas revela o que pode ter acontecido logo após o Big Bang

Siga o Olhar Digital no Google Discover Experimentos conduzidos no Grande Colisor de Hádrons (LHC), o mais potente acelerador de partículas do mundo, identificaram...

Lua hoje: confira a fase da Lua nesta sexta-feira 20/02/2026

Siga o Olhar Digital no Google Discover Hoje, 20 de fevereiro de 2026, a Lua está na fase Nova, está 8% visível e crescendo. Faltam...