NASA capta imagens mais detalhadas de lua de Júpiter

Publicado:

A NASA divulgou novas fotografias da lua Io de Júpiter, obtidas durante a mais recente aproximação da sonda Juno, em 30 de julho.

A sonda esteve a apenas 28.485 quilômetros de distância da Io, permitindo a captura das imagens mais detalhadas já registradas desse satélite natural de Júpiter.

É importante lembrar que a Io é considerada o corpo mais vulcânico do nosso Sistema Solar, um fenômeno atribuído ao efeito gravitacional de outras luas de Júpiter, em particular a Europa e Ganímedes.

“Não somente o maior planeta do nosso Sistema Solar exerce uma força gravitacional constante sobre a Io, mas também suas ‘irmãs’ – Europa e a maior estrela do Sistema Solar, Ganímedes. O resultado é que a Io está constantemente sendo torcida e esticada, ações associadas à criação da lava que é vista jorrando de seus muitos vulcões”, declara o comunicado da NASA.

Leia Também: Telescópio James Webb revela detalhes da Nebulosa do Anel

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Metrô de SP aumenta assentos preferenciais por conscientização; entenda

O Metrô de São Paulo está adotando uma iniciativa especial para destacar a importância da empatia no transporte público. Em comemoração ao Dia...

Passa muito tempo em frente a telas? Cadeira de escritório confortável com oferta de Black Friday

Se você passa horas em frente a telas, sabe como uma boa cadeira faz a diferença no conforto e na produtividade. Agora, durante...

Fim da era Tim Cook está próximo? Apple acelera discussões sobre novo CEO

A Apple está se preparando para a sucessão de Tim Cook, que pode deixar o cargo de CEO em 2026. Informações...