Quem é Zico, ex-vereador e testemunha no caso Marielle morta a tiros no Rio

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ex-vereador e ex-policial militar conhecido como Zico Bacana, de 53 anos, foi morto em um ataque a tiros no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (7/8). De acordo com informações da Polícia Militar, Zico estava em uma loja quando os atiradores chegaram.
O ex-político foi uma das testemunhas, em 2018, da investigação sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, que também foram mortos a tiros no Rio.

  • Caso Marielle: testemunha, Zico é morto em atentado no Rio de Janeiro
 
Segundo as informações preliminares, Zico estava na loja ao lado do irmão, que teria sido baleado e morto no ataque. O ex-parlamentar foi levado para o Hospital Municipal Albert Schweitzer, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
O ex-vereador já tinha sido alvo de um ataque a tiros em 2020, quando uma bala o atingiu de raspão na cabeça.

  • Consórcio Nordeste critica Zema: ‘Leitura preocupante do Brasil’

Histórico na política

Jair Barbosa Tavares, nome de batismo de Zico, tinha 53 anos e foi vereador entre os anos de 2017 e 2020, pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS).
Ele também concorreu ao cargo nas últimas eleições pelo Podemos, mas ficou como suplente. A falta de cargo na política não o impediu de usar as redes sociais para mostrar atuações pelas ruas do Rio de Janeiro. 

Em 2018, ele foi um dos ouvidos como testemunha do caso Marielle Franco, que investiga a morte da vereadora e do motorista dela, Anderson Gomes.
Zico também foi investigado pela CPI das Milícias na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, mas negou ser miliciano em entrevistas. Ele era citado na investigação como chefe de uma milícia.
Segundo informou o g1, as denúncias apontavam que ele controlava uma milícia na comunidade Eternit, em Guadalupe, e que teria ligações com a milícia da Palmeirinha, em Honório Gurgel, que seria controlada pelo também PM Fabrício Fernandes Mirra, o “Mirra”.
Entretanto, o ex-vereador nunca foi condenado pelo crime.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Site afirma que Jair Bolsonaro teria escolhido o filho Flávio como candidato a presidente; mercado reage mal à notícia

Principais pontos Bolsonaro sinaliza apoio a Flávio Bolsonaro: o ex-presidente já decidiu apoiar o filho como candidato à Presidência em 2026; o...

Flávio Bolsonaro minimiza reação ruim de parte do Centrão ao nome dele

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou nesta sexta-feira que não há resistência significativa do Centrão ao seu nome para a disputa presidencial de...

Nikolas Ferreira se pronuncia sobre escolha de Bolsonaro por Flávio

1. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) comentou a decisão de Jair Bolsonaro (PL) de indicar Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como candidato à Presidência...