Exame de residência vai oferecer mais de cinco mil vagas na saúde

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Logo Agência Brasil

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), publicou nesta semana os editais para candidatos ao Exame Nacional de Residência (Enare), edição 2023/2024.  ebcebc

Nesta quarta edição, os profissionais de medicina e de outras áreas da saúde têm à disposição 5.074 vagas, distribuídas em 3.143 na área médica e 1.931 nas modalidades uni e multiprofissional, ofertadas em diversos programas de 114 instituições, em todo o país.  

Notícias relacionadas:

  • Pesquisadores da Fiocruz criam método para detectar hepatite D.
  • Do choro alto ao desmame: os desafios de mães neurodivergentes.
  • Anvisa proíbe suplementos irregulares para tratar problemas de visão.

As residências são destinadas a profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e outros.

O Enare seleciona os melhores candidatos a residentes e oferece benefícios às instituições e aos aprovados no exame nacional.  

O período para inscrição será de 23 de agosto a 14 de setembro. O valor das inscrições é de R$ 195, para uni e multiprofissional e R$ 310,00 para médicos. 

Provas

A aplicação das provas ocorrerá em todas as capitais e algumas cidades-polo, em 29 de outubro, último domingo do mês. A banca organizadora do certame será o Instituto AOCP.  

Mais informações estão disponíveis nos editais publicados pela Ebserh, para residência médica e residências uni e multiprofissional . 

Os interessados nas residências podem acompanhar todo o processo pelo site.  

De acordo com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, este é o principal exame de residência do Brasil e proporciona vantagens como custo menor e data única para a realização das provas, pela aplicação em todas as capitais e algumas cidades-polo.  

Os candidatos ainda podem escolher a cidade para cursar a residência, conforme a pontuação alcançada. A Ebserh que, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, aponta que o sistema de classificação é semelhante ao usado na classificação de aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), coordenados pelo Ministério da Educação. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corpo de Bombeiros encontra corpo após queda de avião ultraleve no mar, em Copacabana

Aeronave ultraleve que realizava publicidade cai no mar em Copacabana. O acidente aconteceu na tarde deste sábado, 27 de dezembro de 2025, na...

Temporal provoca quedas de árvores e deixa mais de 160 mil imóveis sem luz em SP

Chuva forte em meio ao calor intenso A tempestade que atingiu São Paulo neste sábado teve a assinatura de calor extremo aliado à...

Lancha explode em Angra dos Reis e deixa 5 feridos; veja vídeo

Um acidente com lancha deixou cinco feridos na tarde de sábado, em Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro. O...