STF adia julgamento de recurso sobre ‘revisão da vida toda’ do INSS após pedido de vista de Zanin

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Supremo Tribunal Federal adiou o julgamento de um recurso sobre a decisão da chamada “revisão da vida toda” do INSS após pedido de vista do ministro Cristiano Zanin nesta terça-feira (15). Ainda não há data para a retomada da análise da matéria no STF. As informações foram divulgadas pelo g1.

 

A “revisão da vida toda” no INSS é o recálculo da média salarial para a aposentadoria considerando todas as remunerações do trabalhador, mesmo as anteriores a julho de 1994, quando foi implementado o Plano Real.

 

O mecanismo pode, na prática, mudar os valores dos benefícios de milhares de aposentados e pensionistas. O caso foi julgado em dezembro do ano passado no STF, mas o INSS recorreu.

 

A análise do recurso teve início na sexta-feira (11). O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, votou para atender em parte ao pedido, propondo a chamada modulação de efeitos, ou seja, fixando como será a incidência da decisão.

 

O ministro propôs que o entendimento da Corte sobre a “revisão da vida toda” não incida sobre benefícios previdenciários já extintos; parcelas quitadas e já pagas tendo como base decisões judiciais para as quais não cabem mais recursos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia prende em operação interestadual executor do CV com 4 mandados por homicídio na BA

Nova Viçosa — Em operação conjunta entre a Polícia Civil da Bahia e a Polícia do Espírito Santo, foi preso Tiago...

TJ-BA nomeia novos coordenadores após afastamento de servidores investigados por sindicância

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) nomeou, nesta terça-feira (20), novos servidores para assumirem interinamente a Coordenação de Manutenção Predial (Coman) e...

Emirados Árabes negam ajuda aos EUA em possível ação contra o Irã

Emirados Árabes Unidos negam apoio a EUA em possível ataque ao Irã; EUA reforçam presença militar no Oriente Médio ...