Sem acordo sobre direitos autorais, associações de artistas criticam intransigência de plataformas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Músicos e profissionais do audiovisual não chegaram a um acordo com parlamentares sobre o PL dos Direitos Autorais, projeto que trata sobre estabelecer regras para a publicação na internet, sem autorização, de obras protegidas por direitos autorais. A informação foi dada em uma nota divulgada nesta quarta-feira (16/8) por entidades do setor.

A nota diz que o não-acordo adiou a correção de uma “injustiça” praticada pela plataformas, que não remuneram os artistas pela exploração de suas obras na Internet.

O setor artístico afirma também que empresas de radiodifusão que participaram das negociações foram “intransigentes” e lamentou a “resistência” das grandes empresas de comunicação do Brasil em reconhecer um direito que também beneficiaria a imprensa.

“Esta intransigência prejudica todo o setor artístico e cultural, mas também o próprio jornalismo, incluindo veículos de imprensa que não atuam como plataformas e os profissionais trabalhadores do setor, uma vez que a remuneração do jornalismo por plataformas também consta do Substitutivo cuja aprovação segue bloqueada”, diz a nota.

O PL dos Direitos Autorais é um projeto desmembrado do PL das Fake News, que teve sua votação adiada na Câmara dos Deputados. A Casa planeja votar o PL dos Direitos Autorais ainda nesta semana.

Assinam a nota o Coletivo 342 Artes, a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), a Associação de Intérpretes e Músicos (ASSIM) e a Associação Brasileira de Compositores de Música para Audiovisual (Musimagem).

window._taboola=window._taboola || []; _taboola.push({ mode: “rec-reel-2n5-a”, container: “taboola-mid-article-reco-reel”, placement: “Mid Article Reco Reel”, target_type: “mix” });

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corpo é encontrado em lona na Avenida Gal Costa, em Salvador

Um corpo foi encontrado na manhã deste sábado (27) próximo à Estação de Metrô de Pituaçu, em Salvador, na Avenida Gal Costa, uma...

Água quente e geladeira: veja como é a cela onde Silvinei ficará preso

O ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, foi levado ao 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, a Papudinha, em...

Toffoli mantém participação de diretor do BC em acareação do Master na próxima terça

O ministro Dias Toffoli, do STF, manteve a participação do diretor de fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino Santos, na acareação que...