Lula aborda Guerra da Ucrânia no Brics, mas não critica Rússia

Publicado:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentou trazer para a cúpula do Brics discussões sobre a Guerra da Ucrânia ao ressaltar as consequências globais do conflito, mas evitou fazer críticas à Rússia –país que iniciou a invasão ao vizinho no Leste da Europa há mais de um ano.

 

“A Guerra da Ucrânia evidencia as limitações do Conselho de Segurança da ONU. Os Brics se consolidou como um fórum para discussão dos principais temas que afetam a paz e a segurança mundial. Não podemos nos furtar a tratar do principal conflito da atualidade que ocorre na Ucrânia e que tem consequências globais”, declarou Lula na sessão de abertura da cúpula em Joanesburgo.

 

Lula reservou boa parte do seu pronunciamento à Guerra na Ucrânia para destacar a necessidade de buscar uma solução para o conflito. “Achamos positivo que um número crescente de países também esteja engajado em contato direto com Moscou ou com Kiev. Não subestimamos as dificuldades para alcançar a paz. Tampouco podemos ficar indiferentes à morte e à destruição”, declarou.

 

  •  PAC é oportunidade para países do Brics, afirma Lula

 

Ele também destacou as propostas de paz lançadas por China e África do Sul como tentativas em consonância com iniciativas brasileiras.

 

A fala de Lula foi seguida por um pronunciamento do presidente Vladimir Putin, da Rússia. Ele participou virtualmente, já que decidiu não viajar a Joanesburgo por causa de um mandado de prisão emitido pelo TPI (Tribunal Penal Internacional).

  • Lula lamenta ausência de Putin na cúpula do Brics

Logo no começo de seu pronunciamento, Putin justificou as ações da Rússia na Ucrânia. Ele responsabilizou o Ocidente pelo conflito. “Nossas ações na Ucrânia são apenas uma coisa: colocar um fim na guerra lançada pelo Ocidente em Donbas”, disse Putin.

 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eduardo fracassou nos EUA e clã Bolsonaro “se autodestrói”, diz jornal inglês

O Financial Times publicou nesta segunda-feira uma análise contundente sobre a recente tentativa de Eduardo Bolsonaro de impedir a prisão do pai, Jair...

Ceará terá três desfalques para o jogo contra o Flamengo; veja

O Flamengo pode conquistar seu nono título do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira, no dia 3 de dezembro. Depois de vencer a Libertadores, a...

PL convoca reunião após críticas de Michelle à aliança com Ciro Gomes no Ceará

O Partido Liberal está em alerta e decidiu convocar uma reunião de emergência após as críticas de Michelle Bolsonaro à aliança com o...