TJ-BA realiza evento sobre LGPD com a presença de especialistas no cenário jurídico nacional

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A realização do 1º Simpósio Nacional sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Poder Judiciário trouxe experiências inovadoras ao palco do auditório Desembargadora Only Silva. Realizado no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), o evento foi presidido pelo Desembargador Nilson Soares Castelo Branco e finalizou sua primeira edição, nesta sexta-feira (25). 

 

A iniciativa, realizada por meio do Comitê Gestor de Dados Pessoais (CGPD), sob a condução do Desembargador José Aras, e com o apoio da Universidade Corporativa (Unicorp), promoveu debates e reflexões acerca da privacidade de dados. 

 

O painel “Apresentação de boas práticas/relatos de experiências dos Tribunais” trouxe a implementação da LGPD no Superior Tribunal de Justiça (STJ). “Iniciamos a implementação de forma inovadora”, disse a Assessora de Gestão estratégica do STJ, Tereza Garrido, mencionando o trabalho em equipe e a divisão estratégica das atividades.  

 

Ao falar das etapas envolvidas no processo, a também Assessora de Gestão Estratégica do STJ, Renata Vianna, citou, entre outros, o mapeamento por grupo de trabalho, o estudo das unidades e o preenchimento de planilhas. “Com isso, as unidades perceberam o quanto estávamos comprometidos e ganhamos a confiança deles”, frisou ela. 

 

O desenvolvimento de um aplicativo foi ponto fundamental na trajetória dessa implementação.  “Era necessário dar agilidade aos dados coletados, ter uma interface amigável e realizar backups”, explicou o Assistente na Coordenação da Governança de Dados e Informações Estatísticas do STJ, Luís Filipe Cardoso dando continuidade à apresentação. 

 

O Desembargador Presidente do TJBA Nilson Soares Castelo Branco fez a abertura do Simpósio Nacional sobre LGPD, na quinta-feira (24). Neste dia, foram promovidas palestras sobre os temas “Incidentes de Segurança”; “Decisões Automatizadas e sua Compatibilidade com a LGPD”; “Lei de Acesso à Informação x LGPD”; “Tratamento de dados pelo poder público”; e “Experiência do TJBA na implementação da LGPD”. Os assuntos foram abordados por especialistas das instituições parceiras e de outros Tribunais.   

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A carta-testamento do monarca enfermo, preso e sem futuro

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou pelo Natal operando de forma bem-sucedida uma hérnia inguinal. Nos próximos dias, os cuidados médicos deverão se concentrar...

Polícia Militar impede desordem envolvendo motoqueiros no “Rolezinho de Natal” em Teixeira de Freitas

Em Teixeira de Freitas, a Polícia Militar agiu na noite de terça-feira para impedir o tradicional “Rolezinho de Natal”, que no ano passado...

Polícia Federal demite agentes por atuação como coach de concursos

Pedro Henrique Cooke de Alencar Lins, 32 anos, e Bruno Horn, 37, foram demitidos pela Polícia Federal, conforme publicado no Diário Oficial da...