A um mês da saída de Aras, juristas fazem documento em defesa de PGR “garantista”

Publicado:

Juristas e políticos se uniram na defesa pela escolha de um procurador-geral da República garantista para ocupar a vaga de Augusto Aras. No documento, o grupo quer que o próximo líder da Procuradoria-Geral da República (PGR) leve em conta os processos a perspectiva dos direitos individuais do acusado.

 

O texto, ao qual O Globo teve acesso, é assinado por mais de 100 signatários e entre eles estão o ex-presidente da República e advogado José Sarney, o professor titular da PUC-SP Eduardo Arruda Alvim, o ex-presidente da Associação Paulista do Ministério Público Felipe Locke Cavalcanti, o ex-presidente da OAB-SP Luiz Flávio Borges D’Urso, o advogado José Eduardo Alckmin e o ex-ministro do governo Temer Carlos Marun. O documento foi organizado pelo advogado criminalista Marcelo Knopfelmacher.

 

“Nós, brasileiras e brasileiros, viemos a público manifestar apoio à escolha de PGR que se comprometa com os preceitos do Estado Democrático de Direito e com as garantias individuais que estão na base da Constituição. Em um passado não distante, o Brasil passou por difícil período de perseguições e de processos viciados por delações e expedientes controvertidos. Além da criminalização da política e do punitivismo fora das hipóteses legais, a concentração de poderes individuais no Judiciário também é aspecto que preocupa os signatários”, diz o texto.

 

O documento diz ainda que “a PGR ultimamente teve papel fundamental para repor a centralidade do Estado de Direito e das garantias individuais em seu devido lugar”.

 

Conforme a publicação, o movimento não faz apoio direto a nenhum nome e acontece a menos de um mês da saída de Aras do posto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  tem sinalizado a aliados que ainda não escolheu o sucessor, mas passou a deixar claro que não pretende manter Augusto como PGR. 

 

Os mais cotados, até então, são o subprocurador-geral Antonio Carlos Bigonha e o vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gonet.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Associação da Farra do INSS pediu desconto a pessoa morta há 23 anos

A Associação dos Aposentados do Brasil (AAB) está no centro de uma polêmica após solicitar descontos em benefícios de aposentados falecidos há anos....

Coaf: empresa de Careca do INSS movimentou 5 vezes mais que a renda

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apresentou um relatório sobre a Prospect Consultoria Empresarial, de Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como...

“Gêmeas do crime” planejavam esquema de assassinatos por encomenda

Uma investigação policial está revelando um esquema alarmante de homicídios por envenenamento em São Paulo e no Rio de Janeiro, com um nível...