Comissão de residência médica do MEC faz visita técnica ao Hospital Clériston Andrade

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), vinculada ao Ministério daEducação (MEC), realizou uma visita técnica ao Hospital Geral CléristonAndrade (HGCA), nesta terça-feira (29).  Na ocasião os integrantes da comissão avaliaram avaliar a unidade hospitalar para implantação de novos programas de residência em três nas áreas de Anestesiologia, Neurocirurgia e Endoscopia. 

 

Os avaliadores Jedson dos Santos Nascimento, Marcos Clarêncio, Marcos Antonio Herculano participaram inicialmente de uma reunião com a diretoria- geral e médica da unidade para tratar dos pilares para implantação de residências médicas: Infraestrutura, Preceptores e Custeio. Acompanhada por preceptores, diretores, coordenadores e membros da Coordenação de Residência Médica (COREME), a comissão percorreu as enfermarias, emergência, ambulatório, a nova enfermaria, o Centro de Hemorragia Digestiva do Interior (CHDI), o Centro de Diagnostico por Imagem, Centro Cirúrgico, Unidades de Terapia Intensiva UTIs) e demais dependências da unidade.

 

“A chegada de novas residências médicas para o Hospital Clériston Andrade é de interesse do Governo do Estado, visto que já estamos em ampliação de leitos, e por sermos um hospital escola temos campo para acolher novos residentes. Diante disso, posso afirmar que o Clériston Andrade tem todos os requisitos necessários de infraestrutura e equipe para que se possa implantar novos programas de residência médica”, garantiu a diretora do HGCA, Cristiana França. 

 

Segundo o coordenador-geral da Residência Médica do HGCA, Francisco Freitas, o HGCA aguarda agora a apreciação do MEC para iniciar a formação dos médicos residentes nas novas áreas citadas. 

 

“Essa será sem dúvida uma grande conquista não apenas para o HGCA, como também para a comunidade que passará a contar com mais especialistas nestas áreas”, comemorou Francisco.

 

A formação no Clériston Andrade teve início em 1991, com as residências em Pediatria, Clínica Médica, Cirurgia-geral, Ginecologia e Obstetrícia. Passaram-se 32 anos e atualmente o hospital dispõe de 18 vagas de residência em 4 áreas da medicina por ano: clínica médica, ortopedia, UTI e cirurgia básica e geral.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Suspeito de chefiar facção em Sergipe é preso em Camaçari, na Bahia

Um homem de 33 anos, apontado como líder de uma organização criminosa com atuação em Sergipe, foi preso neste domingo (21) no município...

Menina de 12 anos morre afogada em tanque na zona rural de Araci, Bahia; polícia investiga circunstâncias

Adolescente de 12 anos morre afogada em tanque na zona rural de Araci; caso é investigado Claudiane Bispo dos Santos, de 12 anos, morreu...

VÍDEO: Chuvas fortes no Baixo Sul baiano provocam alagamentos no município de Ituberá

Fortes chuvas atingiram o município de Ituberá, no Baixo Sul da Bahia, na tarde deste domingo, 21 de dezembro. As precipitações intensas provocaram...