Goiânia – O médico que se envolveu em uma briga com os avós de uma paciente de 14 anos, durante uma consulta, em São Luís de Montes Belos, a cerca de 120 km da capital goiana, foi afastado do cargo pelo Ministério da Saúde. Flávio Ferreira Nogueira trocou socos com os avós da adolescente.
Eles disseram à Polícia Civil do estado que o profissional se exaltou após uma reclamação da jovem sobre as perguntas dele, que envolviam inclusive o início da vida sexual.
De acordo com o Ministério da Saúde, foi instalado um processo administrativo para apurar o ocorrido. Segundo o órgão, o médico foi afastado de forma cautelar, até a conclusão do processo. A pasta ressaltou que “não pactua com esse tipo e conduta, uma vez que a humanização e o atendimento de qualidade são diretrizes do programa Mais Médicos”, do qual o médico fazia parte.
Ao portal G1, o médico informou que não se pronunciará sobre o caso, pois está sem condições psicológicas. Em depoimento ao delegado Luiz Fernando, responsável pelo caso, o profissional disse que a avó e a adolescente o trataram com falta de respeito e, por esse motivo, ele pediu a saída delas do consultório.
Já a Prefeitura de São Luís de Montes Belos informou que o município não tem mais interesse na permanência do médico, pois a atitude dele contradiz o “princípio defendido pela gestão, da universalidade, da acessibilidade e da coordenação do cuidado, da integralidade, da humanização e da equidade”.
Em nota, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) repudiou as agressões de ambas as partes e declarou que: “A violência nunca será a solução para qualquer problema ou descontentamento”.
Entenda a briga entre o médico e os avós da jovem Uma consulta médica na manhã da última sexta-feira (25/8) se transformou em uma confusão generalizada. Os avós de uma jovem de 14 anos e o ginecologista que a atendeu acabaram entrando em uma luta corporal por um desentendimento de como a consulta foi realizada.
De acordo com a polícia, a avó da jovem, uma mulher de 50 anos, afirmou que o médico foi muito insistente perguntando três vezes se a menina tinha namorado e se já havia menstruado.
As duas abandonaram o consultório após questionarem sua posição, mas poucos minutos depois voltaram com o avô da jovem. O homem, de 52 anos, começou a agredir o médico. Em meio a confusão, a avó da menina foi atingida com um golpe na boca que ela afirma ter sido um soco dado pelo ginecologista.
Ela acabou sendo a ferida com maior gravidade. Os homens tiveram apenas lesões leves e partes de suas roupas rasgadas. Todos os envolvidos na confusão foram levados pela delegacia e ouvidos. Para a Polícia Civil de Goiás, como todos os três envolvidos apresentavam lesões leves e todos eles foram indiciados por lesão corporal.
Facebook Comments