França vai retirar cidadãos franceses e da União Europeia do Níger

Publicado:

Logo Agência Brasil

A França planeja retirar centenas de cidadãos franceses e europeus do Níger nas próximas 24 horas, disse a ministra das Relações Exteriores Catherine Colonna, nesta terça-feira (1°), dias depois que uma junta tomou o poder no país da África Ocidental.ebcebc

As fronteiras do Níger foram fechadas para voos comerciais desde a última quarta-feira, quando militares destituíram o presidente Mohamed Bazoum e seu governo democraticamente eleito, neste que é o sétimo golpe militar em menos de três anos na África Ocidental e Central.

Notícias relacionadas:

  • Junta do Níger diz que França planeja ataques para libertar presidente.
  • África Ocidental ameaça usar força contra líderes golpistas do Níger.

O golpe provocou choque em toda a região do Sahel, onde os aliados ocidentais do Níger temem perder influência para a Rússia, e aumentou os temores de segurança na região, à medida que grupos ligados ao Estado Islâmico e à Al Qaeda vêm ganhando terreno há anos.

A França mantém tropas no Sahel há uma década ajudando a combater uma insurgência islâmica, mas alguns moradores locais dizem que querem que o ex-governante colonial pare de intervir em seus assuntos.

No domingo, apoiadores da junta queimaram bandeiras e atacaram a embaixada francesa na capital do Níger, Niamei, levando a polícia a disparar gás lacrimogêneo em resposta.

“Considerando o golpe em andamento no Níger e o fato de que a situação continua preocupante, decidimos garantir que os cidadãos franceses que desejam deixar o Níger possam fazê-lo”, disse Catherine à LCI TV da França, acrescentando que as retiradas seriam feitas por aviões.

Ela estimou que centenas de cidadãos franceses e centenas de cidadãos de outros países da União Europeia (UE) querem deixar o local. A retirada começará ainda nesta terça-feira, disse ela, acrescentando que espera que termine nas próximas 24 horas.

A Itália também afirmou hoje que oferecerá um voo especial para repatriar seus cidadãos de Niamei, e Catherine disse que os países europeus que enviam aviões de retirada coordenarão seus esforços.

Estados Unidos, Alemanha e Itália têm tropas no Níger em missões de treinamento e contra a insurgência. Até o momento, não houve anúncio de retirada de tropas.

*Reportagem adicional de Michel Rose, Sudip Kar-Gupta, Blandine Henault e Charlotte van Campenhout

É proibida a reprodução deste conteúdo

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA e Jordânia oferecem apoio à Síria para manter cessar-fogo em Sweida

Um novo passo em direção à paz foi dado na região de Sweida, na Síria. Em uma reunião significativa realizada em Amã, os...

Zelensky descarta qualquer retirada das forças ucranianas na região de Donbass

Em uma declaração firme, Volodymyr Zelensky reiterou que a Ucrânia não realizará qualquer retirada de suas forças na região do Donbass. Essa decisão,...

Inflação anual nos EUA se mantém em 2,7% em julho; comitê do FED se reunirá para decidir sobre as taxas de juros

A inflação anual nos Estados Unidos registrou uma estabilidade de 2,7% em julho, mesmo índice observado em junho, conforme os dados divulgados pelo...