Publicada lei que permite previdência aberta como garantia de crédito

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Logo Agência Brasil

Os participantes de planos de previdência complementar podem oferecer os valores depositados em fundos abertos como garantias para empréstimos bancários. O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou lei que permite o uso desses instrumentos para cobrir eventuais calotes em operações de crédito. A norma foi publicada na edição desta quinta-feira (24) do Diário Oficial da União.ebcebc

Além da previdência complementar aberta, a lei também permite o oferecimento de depósitos em títulos de capitalização, em seguros pessoais e em cotas de Fundo de Aposentadoria Programada Individual (Fapi) como garantias. Enviado ao Congresso Nacional em abril, como parte de um pacote para ampliar crédito e investimentos, o projeto de lei foi aprovado pela Câmara dos Deputados em junho e pelo Senado no último dia 1º.

Notícias relacionadas:

  • Queda da Selic barateia pouco crédito e prestações, diz Anefac.

Segundo o governo, a lei pretende evitar que os titulares de produtos financeiros alcançados por planos de previdência complementar saquem os recursos em condições desfavoráveis. Em eventuais momentos de dificuldade financeira, seria melhor recorrer a um empréstimo com garantia do que resgatar os valores aplicados nesse tipo de investimento, semelhante à poupança.

Até R$ 1 trilhão de depósitos na previdência complementar aberta poderão ser usados como garantia, conforme o Ministério da Fazenda. A oferta de aplicações financeiras como garantia permite ao tomador conseguir juros mais baixos nos empréstimos. Isso porque o banco, em caso de inadimplência, pode tomar os recursos investidos, o que reduz o risco para as instituições financeiras e diminui as taxas para quem paga os empréstimos em dia.

Advertências

No entanto, especialistas em direito previdenciário alertam o consumidor para que fique atento às condições do contrato – juros, custo efetivo e prazo de vencimento – para evitar cair em armadilhas.

Planos de previdência aberta com baixo rendimento e alta taxa de administração podem se revelar não interessantes no longo prazo, o que tornaria mais vantajoso resgatar o dinheiro e sanar as dificuldades financeiras do que fazer um empréstimo.

Com grande margem de escolha, a previdência complementar aberta permite o planejamento com base nas coberturas desejadas, como invalidez e morte. Ao aplicar os investimentos pessoais, o investidor escolhe o tipo de regime: progressivo ou regressivo.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Governo planeja nova linha de crédito para empresas afetadas pelas chuvas no RS

O Governo Federal está planejando anunciar uma nova linha de crédito destinada às grandes empresas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. A expectativa é que o valor supere os R$ 10 bilhões, de acordo com fontes do Ministério da Fazenda. Esta iniciativa visa auxiliar as empresas do setor industrial e do agronegócio que

Em Feira de Santana, dois suspeitos de homicídio foram presos

A captura de dois indivíduos sob prisão preventiva por homicídio qualificado ocorreu na manhã desta sexta-feira (24) no bairro do Aviário, em Feira de Santana, como parte das ações da Operação Roças Velhas. Os mandados foram executados por policiais da Delegacia de Homicídios (DH) da cidade e da Delegacia Territorial (DT) de Anguera, durante diligências

Imposto de Renda 2024: saiba como facilitar a declaração de imóveis próprios e alugados

Declarar imóveis no Imposto de Renda pode ser um desafio burocrático para muitos brasileiros. Para simplificar esse processo, o site da Jovem Pan traz respostas diretas para as dificuldades mais comuns enfrentadas por proprietários e inquilinos ao preencher a declaração. Vale destacar que as regras do IR mudam anualmente, especialmente no que diz respeito à