TJ-BA mantém demissão de servidor suspeito de pedir “empréstimo” fraudulento; entenda

Publicado:

O Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) negou recurso e manteve a aplicação da pena de demissão, a bem do serviço público, do servidor que atuava como escrevente de cartório na Vara Cível de Una, no sul do estado. Os desembargadores seguiram o voto do relator, desembargador Mario Alberto Simões Hirs. Aryvan Silva Bispo é acusado de conduta irregular no exercício da sua função. 

 

Conforme o processo administrativo disciplinar (PAD), após entregar alvará para levantamento de dinheiro a uma cidadã, Bispo teria indicado o número de sua conta corrente para depósito no valor de R$ 10.000,00, dizendo que a quantia seria destinada ao pagamento de honorários advocatícios. Porém, a mulher não concordou e não fez o depósito. O episódio aconteceu em 2017. 

 

Em depoimento, Aryvan Silva Bispo  afirmou ter pedido o “empréstimo” de R$ 10.000,00 porque passava por dificuldades financeiras por ter quitado uma dívida do seu sobrinho com traficantes de drogas, e por isso teria feito empréstimos com agiotas. O servidor ainda alegou sofrer ameaças em virtude da dívida. 

 

Ao pedir a anulação da decisão, já entendida pela juíza auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça do TJ-BA, Liz Andrade Rezende, a defesa de Aryvan solicitou a substituição da pena pela suspensão, “por prazo razoável”. 

 

A defesa ainda pediu a nulidade do PAD, afirmando que a comissão processante foi integrada por uma servidora impedida que respondia também a processo administrativo disciplinar. No entanto, no entendimento do relator não merecia prosperar visto que a defesa não juntou documentação que comprovasse o impedimento. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A pedra de bom tamanho que atravanca o caminho de Tarcísio

Eduardo, deputado e filho de Bolsonaro, sempre foi o mais rebelde do trio. Ele não dá sinal de que isso irá mudar. Carlos,...

“Perdi meus sonhos”, diz mulher que ficou paraplégica após tratamento para endometriose

Bruna Conceição dos Santos, de 25 anos, se tornou paraplégica após um tratamento com fenol para endometriose. Um mês após seu casamento, ela...