Dino sobre Lava Jato após xeque-mate de Toffoli: ‘Uma página trevosa da nossa história’

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro da Justiça e Segurança Flávio Dino afirmou na manhã desta quarta-feira, 6, que a decisão do ministro do Supremo Dias Toffoli – que classificou a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Lava Jato como ‘armação’ – tem um alcance político de ‘registrar absurdos perpetrados em uma página trevosa da nossa história’ – no caso, a Operação Lava Jato.

Dino sustenta que o despacho de Toffoli também tem extensão jurídica de ‘reafirmar a inocência do presidente Lula’.

“Quando o Ministério da Justiça receber oficialmente a decisão (Toffoli anulou as provas do acordo de leniência da Odebrecht), enviarei à Polícia Federal para cumprimento da determinação de apuração de responsabilidade criminal de agentes públicos”, escreveu Dino em seu perfil no Twitter.

Citada por Toffoli, a prisão de Lula foi decretada em abril de 2018, após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região confirmar sua condenação no caso do triplex do Guarujá. À época, era permitida a prisão após condenação em segunda instância. Foi com base em tal jurisprudência que o então juiz Sérgio Moro expediu a ordem de prisão do petista.

Lula deixou a prisão, após 580 dias, em novembro de 2019, depois que o Supremo reviu seu entendimento sobre o cumprimento de pena antes do trânsito em julgado de uma sentença. A corte estabeleceu que a prisão só cabe após se esgotarem todos os recursos no Judiciário.

Após uma cruzada da defesa do petista na Justiça, a Corte máxima reconheceu a suspeição de Moro para julgar Lula, o que anulou as condenações e dinamitou as ações contra o presidente na Lava Jato.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Fico” de Tarcísio intensifica disputa entre PSD e PL por vice em SP

Resumo para SEO: Com a provável permanência de Tarcísio de Freitas (Republicanos) na reeleição em São Paulo, as negociações pela vice na chapa...

Brasileirão: confira os melhores momentos de Mirassol 2 x 1 Vasco. Veja o vídeo

Pela 1ª rodada do Brasileirão, Mirassol enfrentou o Vasco nesta quinta-feira, 29 de janeiro, no Estádio Maião, no interior de São Paulo, em...

Lula, Rui Costa, Wagner e Jerônimo fazem reunião com empresários chineses para avançar tratativas sobre a Fiol

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma reunião fora da agenda na segunda-feira (26), no Palácio do Planalto, com empresários ligados...