Justiça anula presidência de Leite no PSDB e determina novas eleições

Publicado:

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, pode deixar a presidência do PSDB; em até 30 dias, ocorrerá uma nova eleição para o cargo. A decisão foi tomada pela 13ª Vara Cível de Brasília, que ainda determinou a anulação das decisões tomadas desde julho de 2022, quando Leite decidiu pela prorrogação do próprio mandato. 
  • Deputado Gayer apaga fake news sobre chuvas no RS após PF ser acionada
A decisão da juíza Thaís Araújo Correio é uma resposta ao processo movido pelo também tucano Orlando Morando. Na ação, o prefeito de São Bernardo do Campo (SP) alegou que a composição da atual Comissão Executiva Nacional foi escolhida “em desacordo com as normas estabelecidas no Estatuto da Agremiação”.
“Da análise do supracitado dispositivo, depreende-se que a prorrogação do mandado pode ocorrer por uma única vez, pelo prazo máximo de um ano. Nesse contexto, o réu tenta atribuir uma interpretação extensiva ao artigo, de modo a autorizar prorrogações ilimitadas, o que vai de encontro ao definido pelo Superior Tribunal Federal”, escreveu a magistrada.
Com a decisão, os tucanos Raquel Lyra, governadora de Pernambuco, e Eduardo Riedel, governador do Mato Grosso do Sul, que exerciam cargos de vice-presidentes da sigla, também poderão perder os cargos no partido. Procurado, o PSDB informou que “aguarda ser notificado para recorrer da decisão”.
 
Durante o processo, a sigla se defendeu afirmando que Morando, em fevereiro de 2022, consentiu com a extensão do mandato da atual Comissão Executiva. Além disso, o partido informou que a atual presidência foi formada de maneira “provisória” até que uma nova convenção aconteça. Isso porque, mais da metade dos antigos membros da Comissão renunciou ao cargo. O pleito nacional estava marcado para acontecer em novembro deste ano. 
“Afirmou que o autor se beneficiou da prorrogação do mandato, razão pela qual não pode pleitear a nulidade de ato que validou. Ressaltou que as atribuições da Comissão Executiva Nacional, quando objeto de questionamento, podem ser revistas. Aduziu que mais da metade dos membros da Comissão tiveram a vacância, fazendo com que fosse necessária a designação de uma nova comissão provisória, para preservar e manter as atividades do partido, a qual não foi impugnada”, argumentou o PSDB. 
 

image

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Manchester City x Dortmund: onde assistir ao jogo da Champions League

Nesta quarta-feira, 5 de novembro, o Manchester City recebe o Borussia Dortmund pela 4ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League....

Presidente do México sofre assédio sexual em meio a apoiadores; vídeo

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, foi vítima de assédio sexual enquanto cumprimentava apoiadores no centro da cidade, na terça-feira (4/11). O incidente...

Motorista de app atacado com canivete no DF recebe alta da UTI

Elias Alves dos Santos Filho, motorista de aplicativo, recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Ceilândia na última...