“A polícia não é para matar, mas para defender a população”, afirma Jaques Wagner sobre escalada de violência na Bahia

Publicado:

 

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT), admitiu nesta sexta-feira (29), a responsabilidade do governo estadual no combate à onda de violência que assola a Bahia, mas fez ressalvas quanto à letalidade policial quando afirmou que “não é polícia para executar” e sim, “para defender a população”.

 

“A polícia tem que ser dura, mas dentro da regra. Não é polícia para executar. Para matar. É polícia para defender a população. Se tiver um conflito aberto, evidentemente que, prefiro que tome [tiro] um marginal do que um pai de família que trabalha na Polícia Militar ou na Polícia Civil”, afirmou Wagner em entrevista à rádio Metrópole.

 

LEIA TAMBÉM

Bahia mantém liderança no ranking de mortes violentas em 2022
Reunião entre MP, SSP e SJDH discute estratégias para redução de letalidade policial na Bahia

 

O senador ainda destacou que a responsabilidade pela segurança pública “não é só do executivo”, citando casos em que criminosos são presos pelas forças policiais, mas soltos em pouco tempo pela justiça.

 

Wagner usou como exemplo o caso do “Barão das Armas”, responsável pela compra de fuzis para uma facção criminosa, além de crimes como roubo a banco, explosão de carro-forte e homicídio, e que foi solto dez dias após ser preso na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

 

 “Você imagina como é que isso desestimula o policial? Tá comprovado que o cara é o comprador de fuzil, que tudo é ilegal”, afirmou Wagner ao citar que é necessário discutir temas como esses com a justiça.

 

PACTO PELA VIDA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou, nesta sexta-feira (29), que a proposta da nova implantação do programa Pacto pela Vida, deve ser efetivada no mês de outubro. O programa implantado pela primeira vez em 2011, pelo então governador Jaques Wagner, visa reduzir a violência e a criminalidade na Bahia e é uma adaptação ao modelo criado pelo falecido ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

 

LEIA TAMBÉM

Jerônimo anuncia recriação do “Pacto pela Vida” contra violência na Bahia

 

Ainda durante entrevista à rádio Metrópole, Wagner comentou que teve conversas com o governador sobre o programa. “Falei com Jerônimo e ele me disse: “Estou retomando isso [o Pacto pela Vida]. Está tendo o apoio do governo Federal que mandou para cá muito equipamentos.” Mas não é problema só de equipamento, é uma sistemática que tem que se criar”, afirmou o senador.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Núcleo de Operação Assistida da Transalvador completa 10 anos de videomonitoramento do trânsito da cidade

O Núcleo de Operação Assistida (NOA), central de videomonitoramento da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), celebra uma década de atuação em 2025....

Incêndio de grandes proporções destrói loja de três andares no centro de Mucuri

Publicado: 13 Outubro 2025 Mucuri enfrenta consequências devastadoras após um incêndio que destruiu uma...