Confira a repercussão da anulação das provas contra Lula

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira (6/9) pela anulação de todas as provas que vieram a partir de delações da Odebrecht, e fundamentaram a prisão do presidente Lula (PT). Segundo ele, as provas são imprestáveis, já que foram obtidas por meios “heterodoxos e ilegais”, obeidas por meio de tortura psicológica para obter “provas” contra inocentes. 

Toffoli classificou a prisão de Lula como um dos maiores erros judiciários da história do Brasil. “Digo, sem medo de errar, foi o verdadeiro ovo da serpente dos ataques à democracia e às instituições que já se prenunciavam em ações e vozes desses agentes contra as instituições e ao próprio STF”, declarou o ministro.

  • Leia: AGU vai abrir processo contra procuradores da Lava Jato
Deputados aliados comemoraram a decisão: “Eu já sabia” escreveu Rogério Correia (PT), “Lutar sempre vale a pena, a verdade sempre vence!”, disse Erika Kokay (PT). Entretanto, alguns internautas criticaram o posicionamento de Dias Toffoli: “Eles querem reescrever a história a qualquer custo!” postou Elisa Brom.
 
O ex-juiz e responsável pelo julgamento de Lula, deputado Sérgio Moro, e o ex-procurador e coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, ainda não se manifestaram. 
Confira as reações:
 
 

image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Gleisi responde a partidos que criticaram pedido de voto de Lula em Boulos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, rebateu as ameaças de representantes de partidos da base aliada de rediscutir a relação com o governo Lula, após o pedido feito pelo presidente de voto em Guilherme Boulos (PSOL) no ato das centrais sindicais do Dia do Trabalho. "Nem o presidente Lula, nem

Lula garante recursos para o Rio Grande do Sul, atingido por temporais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (2), que não faltarão recursos do governo federal no socorro à população do Rio Grande do Sul e na reconstrução de municípios gaúchos atingidos por tempestades e enchentes desde o início da semana. Lula e uma comitiva de ministros desembarcaram hoje em Santa Maria (RS)

STF decide que MP precisa de autorização da Justiça para prorrogar investigações

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O STF (Supremo Tribunal Federal) definiu que o Ministério Público deve pedir autorização ao juiz responsável para prorrogar procedimentos investigatórios em caso de pessoas que estejam em liberdade. Já havia um consenso nesse sentido em casos de investigados ou réus presos. O tribunal concluiu nesta quinta-feira (2) o julgamento que equipara