Dino sobre Lava Jato após xeque-mate de Toffoli: ‘Uma página trevosa da nossa história’

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O ministro da Justiça e Segurança Flávio Dino afirmou na manhã desta quarta-feira, 6, que a decisão do ministro do Supremo Dias Toffoli – que classificou a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Lava Jato como ‘armação’ – tem um alcance político de ‘registrar absurdos perpetrados em uma página trevosa da nossa história’ – no caso, a Operação Lava Jato.

Dino sustenta que o despacho de Toffoli também tem extensão jurídica de ‘reafirmar a inocência do presidente Lula’.

“Quando o Ministério da Justiça receber oficialmente a decisão (Toffoli anulou as provas do acordo de leniência da Odebrecht), enviarei à Polícia Federal para cumprimento da determinação de apuração de responsabilidade criminal de agentes públicos”, escreveu Dino em seu perfil no Twitter.

Citada por Toffoli, a prisão de Lula foi decretada em abril de 2018, após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região confirmar sua condenação no caso do triplex do Guarujá. À época, era permitida a prisão após condenação em segunda instância. Foi com base em tal jurisprudência que o então juiz Sérgio Moro expediu a ordem de prisão do petista.

Lula deixou a prisão, após 580 dias, em novembro de 2019, depois que o Supremo reviu seu entendimento sobre o cumprimento de pena antes do trânsito em julgado de uma sentença. A corte estabeleceu que a prisão só cabe após se esgotarem todos os recursos no Judiciário.

Após uma cruzada da defesa do petista na Justiça, a Corte máxima reconheceu a suspeição de Moro para julgar Lula, o que anulou as condenações e dinamitou as ações contra o presidente na Lava Jato.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Principal evento literário do país, Flip 2024 será em outubro em Paraty

A organização da festa literária divulgou a data com quase cinco meses de antecedência após reclamações de editoras, que têm tido dificuldades para convidar autores com agenda concorrida devido aos atrasos NELSON TOLEDO/ FLICKR FLIP OFICIAL Até o momento, não foram divulgados os convidados nem os autores que serão homenageados durante o evento literário de

STF confirma nome de Mendonça para suceder Moraes no TSE em junho

O Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu o ministro André Mendonça para assumir uma cadeira efetiva no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após o término do mandato de Alexandre de Moraes, em junho. A eleição é uma formalidade, já que as três cadeiras do TSE reservadas aos ministros do STF são ocupadas por meio de um sistema

Morre fundador e ex-vocalista do Chiclete com Banana aos 64 anos

Causa da morte foi falência múltipla dos órgãos; corpo será velado e cremado nesta sexta-feira Divulgação Missinho fundou a banda no início dos anos 80, quando ainda era chamada de Scorpions Edmilson de Amorim Ferreira, o Missinho, morreu aos 64 anos nesta quinta-feira, 16, em Salvador. O cantor foi um dos fundadores e o primeiro