Ex-prefeito de Passos é condenado por fraude na coleta de lixo

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O ex-prefeito de Passos, no Sudoeste de Minas Gerais, Ataíde Vilela, foi condenado por fraudes licitatórias, desvios de recursos públicos e recebimento de propina, caracterizando improbidade administrativa. Ele era investigado por fraudes em contratos da prefeitura firmados com empresas que prestavam serviço de coleta de lixo.
Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a condenação é fruto de investigações da “Operação Purgamentum”, deflagrada em 2017. O MPMG havia ajuizado duas ações civis por improbidade sobre fatos no mandato de 2009/2012 e de 2013/2016, sendo a última, sentenciada.
Ataíde foi preso três vezes no curso da operação. A primeira durante a 1ª fase, duas vezes em novembro de 2017, e a terceira, em julho de 2018. Com a condenação por improbidade, o ex-prefeito deve responder em liberdade.

  • Leia: Prefeitura de Passos aumenta em 500% verba de publicidade em 2022
Ainda de acordo com o MPMG, o esquema acontecia no favorecimento da licitação da coleta seletiva de lixo e na adulteração da balança, que sempre constava peso a mais do que havia sido coletado. Os mesmos caminhões também eram pesados com a mesma carga duas ou três vezes ao dia.
Os contratos firmados estipularam que a empresa era paga pela prefeitura por toneladas de lixo recolhido. O esquema enriqueceu de maneira ilícita um grupo composto por políticos, servidores públicos e empresários. Outras seis pessoas foram condenadas.
  • Leia: Passos: Justiça manda vice-prefeito parar de distribuir informações falsas
A defesa do ex-prefeito afirmou que vai recorrer da decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), já que a Lei da Improbidade necessita comprovação de dolo específico, o que não estaria comprovado no processo.

image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Equador processa México na Corte Internacional de Justiça por conceder asilo a ex-vice-presidente Glas

O Equador processou nesta segunda-feira (29) o México por conceder asilo ao ex-vice-presidente Jorge Glas investigado por corrupção e no centro de uma tempestade diplomática após a sua captura dentro da embaixada mexicana em Quito. Os equatorianos foram até a Corte Internacional de Justiça (CIJ). O Equador juntou-se à sua contraparte e apontou, nesta segunda-feira

Prefeito que teve mandato cassado em março por compra de votos é eleito novamente no RS

Em eleições suplementares realizadas neste domingo, 28, Paulo Renato Cortelini (MDB), conhecido como Gambá, foi eleito novamente como prefeito de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, após ter o mandato cassado, em 5 de março, por compra de votos nas eleições de 2020. Com 5.490 votos, 53,22% deles, Cortelini venceu o adversário

Ex-presidente uruguaio José Mujica anuncia que foi diagnosticado com um tumor no esôfago

O ex-presidente do Uruguai José Mujica, de 88 anos, anunciou nesta segunda-feira (29) em uma coletiva de imprensa que foi diagnosticado com um tumor no esôfago. “Preciso informá-los que na sexta-feira passada fui fazer um check-up, no qual foi descoberto que tenho um tumor no esôfago, que obviamente é algo muito grave e que é duplamente