TAGS

Fátima Nunes propõe a política estadual de atenção aos refugiados, apátridas e migrantes

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

 

A deputada Fátima Nunes (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa, projeto de lei em que propõe a Política Estadual de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Estado da Bahia (Pearam/BA). “A iniciativa promove alinhamento federativo com a política nacional, existente desde 1997, quando se criou o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare)”, disse a parlamentar.

 

O objetivo de se instituir a política é o Estado reconhecer e tomar decisões sobre a condição de refugiado de pessoas que buscam proteção internacional no Brasil. A estruturação está, segundo Fátima, em linha com as normas decorrentes dos arts.1º, III, 3º, 1, II, III e IV, 4º, II, VIII, IX e X, 5º, 1, III e XV, todos da Constituição Federal, além do Art.2º,III, da Constituição do Estado da Bahia. O Conare é um órgão multiministerial do qual participam diferentes entidades do governo, a sociedade civil e a ONU.

 

“De acordo com a Agência da ONU para refugiados no Brasil, nos últimos anos, estados e municípios têm estabelecido comitês e conselhos para refugiados e migrantes, impulsionando políticas públicas locais e efetivas direcionadas para esta população”, explica a parlamentar. A agência é membro observador de diversos comitês estaduais e municipais e presta suporte técnico ao planejamento, elaboração e implementação de políticas públicas locais para refugiados e migrantes.

 

Fátima Nunes lembra que já existem comitês estaduais no Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Acre, Goiás, Rio Grande do Norte e Ceará. “Mostra-se necessária a instituição da Política Estadual de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Estado da Bahia, assim como a estruturação do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Estado da Bahia”, defende ao final a petista, pedindo o apoio de todos os colegas.

 

O projeto define, no Parágrafo Único do Art.1º, as pessoas que serão beneficiárias pela Pearam: Os transferidos de sua residência habitual em outro país para o Brasil e que estejam no território do estado da Bahia, compreendendo migrantes, imigrantes laborais, estudantes, refugiados, requerentes de refúgio, asilo político ou acolhida humanitária, e apátridas, bem como suas famílias, independentemente de sua situação migratória e documental.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Rosalvo conquista multidão em evento de lançamento da pré-candidatura

O lançamento da pré-candidatura de Rosalvo (PT) a prefeito de Lauro de Freitas contou com a  presença de mais de 12 mil pessoas. O evento, realizado no Armazém Convention, contou com a participação do senador Jaques Wagner, o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior, o ministro chefe da Casa Civil Rui Costa

Em Feira de Santana, dois suspeitos de homicídio foram presos

A captura de dois indivíduos sob prisão preventiva por homicídio qualificado ocorreu na manhã desta sexta-feira (24) no bairro do Aviário, em Feira de Santana, como parte das ações da Operação Roças Velhas. Os mandados foram executados por policiais da Delegacia de Homicídios (DH) da cidade e da Delegacia Territorial (DT) de Anguera, durante diligências

PF fecha 17 empresas de segurança que atuavam de forma ilegal na Bahia; ações ocorrem 7 cidades

A Polícia Federal (PF) fechou 17 empresas na Bahia por fazer segurança privada sem autorização. Intitulada de Segurança Legal, a operação também ocorre em todo país com fiscalização em cerca de 500 estabelecimentos, entre casas noturnas, comércios, condomínios, entre outros.   Foto: Divulgação / Polícia Federal   Na Bahia, os mandados foram cumpridos em Salvador e