Gilmar tranca inquérito que cita Arthur Lira na fraude dos kits de robótica

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), trancou a investigação que atingia o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sobre desvios em contratos para a compra de kits de robótica para escolas municipais de Alagoas.

O inquérito estava suspenso por decisão do ministro, que agora bateu o martelo e decidiu arquivar definitivamente o caso. A Procuradoria-Geral da República (PGR) foi a favor do arquivamento.

Gilmar defendeu que a investigação não poderia ter começado na primeira instância. Ele argumentou que o inquérito foi aberto com base em reportagens que citavam Arthur Lira, ou seja, na avaliação do ministro, já era possível identificar que o caso deveria correr sob a supervisão do STF. Como deputado, o presidente da Câmara tem direito a foro privilegiado.

Para o ministro, a Polícia Federal agiu deliberadamente para manter o caso na 2.ª Vara Federal de Alagoas ao evitar mencionar o nome de Arthur Lira na investigação.

O decano apontou ‘usurpação da competência’ do Supremo Tribunal Federal e anulou provas da investigação. A decisão foi assinada nesta quinta-feira, 21, e ressalva que o caso pode ser reaberto se houver novos elementos que corroborem as suspeitas.

A investigação foi aberta em abril de 2022. A PF encontrou indícios de superfaturamento e direcionamento das licitações para compra dos materiais de robótica para escolas de dezenas de cidades de Alagoas. Um empresário preso no inquérito confessou que atuava como operador financeiro para um ex-assessor de Arthur Lira. Os investigadores também apreenderam um caderno com a contabilidade de pagamentos para o presidente da Câmara.

Lira sempre negou as acusações de irregularidades. Quando as suspeitas vieram a público, afirmou que toda a sua movimentação financeira ‘tem origem nos seus ganhos como agropecuarista e da remuneração como deputado federal’. Também se disse ‘injustiçado’ e afirmou que e investigação ‘tinha como único objetivo me atingir’.

Leia Também: Polícia prende mãe por venda de pornografia infantil da filha de 8 anos em Goiás

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

‘É Assim Que Acaba’, adaptação do best-seller de Colleen Hoover, ganha trailer oficial

Produção foi afetada pelas greves que ocorreram em Hollywood no segundo semestre de 2023; filme chega ao Brasil em 8 de agosto Divulgação/Sony Pictures O título é protagonizado por Blake Lively, Brandon Sklenar e Justin Baldoni O primeiro romance de Colleen Hoover adaptado para o cinema, ‘É Assim Que Acaba’, ganhou trailer oficial nesta quinta-feira (16). Baseado em

Bruno Mars anuncia novos shows extras no Brasil; saiba datas

Cantor passará por novas cidades, incluindo Belo Horizonte e Curitiba; ao todo, havaiano se apresentará 14 vezes no país Reprodução/Instagram/@brunomars Bruninho fará 14 apresentações no Brasil Mais Bruninho no Brasil, sim! A organizadora dos shows de Bruno Mars no país, a Live Nation, anunciou nesta sexta-feira (17), que o cantor fará novas apresentações no Brasil.

Vai à Virada Cultural 2024? Vejas dicas de segurança para aproveitar o evento

Estadão Conteúdo Para este ano, a prefeitura de SP prometeu um policiamento reforçado, e disse que usará de novas estratégias para coibir as práticas criminosas Neste fim de semana acontece mais uma edição da Virada Cultural de São Paulo, que neste ano tem como lema “Unidos pela Solidariedade: a Virada Cultural de um só País”