‘Houve conluio entre a acusação e o magistrado’, diz Toffoli sobre prisão de Lula

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse, em decisão desta quarta-feira, 6, que “houve conluio entre a acusação e o magistrado” no âmbito da Operação Lava Jato, que levou à prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em abril de 2018.

O ministro disse que a Lava Jato, de fato, identificou “ilícitos verdadeiramente cometidos”, mas que “se utilizou um cover-up de combate à corrupção, com o intuito de levar um líder político às grades, com parcialidade e, em conluio, forjando-se provas”.

Para Toffoli, “centenas de acordos de leniências e de delações premiadas foram celebrados como meios ilegítimos de levar inocentes à prisão”. “Delações essas que caem por terra, dia após dia, aliás”, acrescentou o ministro. “Tal conluio e parcialidade demonstram, a não mais poder, que houve uma verdadeira conspiração com o objetivo de colocar um inocente como tendo cometido crimes jamais por ele praticados”, completou.

O ministro do Supremo afirmou que houve parcialidade na investigação da 13ª Vara Federal de Curitiba que, segundo ele, “extrapolou todos os limites”. Isso “contamina diversos outros procedimentos” e inviabilizou “o exercício do contraditório e da ampla defesa”, defendeu o Dias Toffoli no documento.

Ele ainda pediu a diversas autoridades que enviem os nomes dos agentes públicos que atuaram no acordo de leniência da Odebrecht, usado na ação penal contra Lula. O objetivo é adotar “medidas necessárias para apurar responsabilidades” em várias esferas, seja na cível, criminal, administrativa e até eleitoral.

Na mesma decisão desta quarta-feira, o ministro declarou “imprestáveis” as provas produzidas neste acordo de leniência e também determinou o acesso integral do material apreendido na Operação Spoofing a todos os investigados e réus processados com base nos elementos.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Anitta recusa convite do Met Gala para ir ao show de Madonna em Copacabana

Cantora brasileira disse ser importante estar no Brasil num momento “histórico”; especula-se que a cantora possa fazer uma participação especial no show da “Rainha do Pop” neste sábado (4) no Rio de Janeiro Reprodução/Instagram Anitta foi o primeiro nome cogitado para participar do show, já que as duas trabalharam juntas na música "Faz Gostoso", em

STF decide que MP precisa de autorização da Justiça para prorrogar investigações

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O STF (Supremo Tribunal Federal) definiu que o Ministério Público deve pedir autorização ao juiz responsável para prorrogar procedimentos investigatórios em caso de pessoas que estejam em liberdade. Já havia um consenso nesse sentido em casos de investigados ou réus presos. O tribunal concluiu nesta quinta-feira (2) o julgamento que equipara

Confira os filmes que chegam aos cinemas brasileiros em maio

Entre os destaques estão “O Dublê”, estrelado por Ryan Gosling e Emily Blunt, “Imaculada”, com Sydney Sweeney, “Back to Black”, sobre Amy Winehouse, “Love Lies Bleeding – O Amor Sangra” e “Furiosa” Divulgação/Warner Bros. 'Furiosa' está entre os grandes lançamentos de maio de 2024 Prepare-se para um maio cinematográfico de tirar o fôlego, com uma