Marina sobre ciclone no RS: ‘Somos um país vulnerável’

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva (Rede), afirmou que a destruição do meio ambiente gera inúmeros prejuízos para o Brasil e os países em desenvolvimento, que são mais vulneráveis. Em audiência na Comissão de Infraestrutura do Senado, nesta terça-feira (12/9), a ambientalista citou fenômenos recentes, como a seca no Rio Grande do Sul e o ciclone que atingiu o mesmo estado, como uma consequência da degradação.

Ela afirmou que, com o conhecimento que se tem sobre o meio ambiente, não é mais possível degradar a natureza, mesmo sendo os países ricos os responsáveis pelas mudanças climáticas. “Sabemos que se destruirmos não serão só eles (países desenvolvidos) os prejudicados. Nós seremos os mais prejudicados pois somos um país vulnerável”, disse.
Marina ainda citou que o país perdeu 15% da superfície hídrica o que atrasa as chuvas em regiões importantes do agronegócio. “Quem colhe duas safras diz o tamanho do prejuízo que é esse atraso do período chuvoso. Isso tem a ver com a mudança no clima. Agora nós sabemos. Precisamos de solidariedade para quem ainda tem área preservada possa ter pagamentos por serviços ambientais”, emendou a ministra.

O discurso da ambientalista se alinha com o que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem dito em encontros internacionais: a necessidade de financiar os países que precisam preservar o meio ambiente. 
Na segunda (11/9), Marina levou a questão do Rio Grande do Sul para um debate no Supremo Tribunal Federal (STF). Na ocasião, ela ressaltou que a prevenção de enchentes geraria menos gastos aos cofres públicos. 

image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Jair Bolsonaro tem ‘melhora gradativa’, mas segue sem previsão de alta, diz boletim médico

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresenta "melhora gradativa" da infecção que o levou a ser internado, mas segue sem previsão de alta do Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo. As informações constam em boletim médico divulgado pela equipe do ex-chefe do Executivo na manhã desta segunda-feira, 13. Bolsonaro está "clinicamente estável"

Eleitor ainda sem biometria cadastrada poderá votar neste ano; entenda

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O eleitor que possui título eleitoral e está com sua situação regular, mas não cadastrou a biometria, poderá votar normalmente nas eleições de outubro. Esse tipo de identificação foi registrado para todos que tiraram o primeiro título de eleitor e aqueles que estavam irregulares (com o título cancelado, por exemplo)

Boulos corre por alianças após avanço de Nunes e coligação restrita à esquerda

(FOLHAPRESS) - O pré-candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) reforçou as movimentações em direção ao que chama de "ampliar a campanha" para segmentos de fora da esquerda, mas tem desvantagem na comparação com Ricardo Nunes (MDB) em questões como alianças e recursos. Boulos, que é apoiado pelo presidente Lula (PT) e lidera