Ministros do Centrão: Lula confirma Fufuca e Silvio Costa

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem novos ministros. O deputado André Fufuca (PP-MA) assume o Ministério do Esporte e o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) o de Portos e Aeroportos. O Planalto confirmou a escolha, em nota, na noite desta quarta-feira (6/9), após reunião de Lula com os novos ministros no Palácio do Alvorada. As nomeações e posses, no entanto, ocorrerão apenas após a volta de Lula da reunião do G20, na Índia, para onde o presidente deve embarcar amanhã (7/9).
Com a escolha, Lula estreita laços com o Centrão. Republicanos e Progressistas formam maioria no Congresso Nacional e auxiliam o governo a aprovar pautas de seu interesse, como o arcabouço fiscal e a reforma tributária.

  • Leia também: Pronunciamento de Lula divide a web e provoca ‘panelaço’
De acordo com fontes do Planalto, Ana Moser, que liderava o Esporte, recusou o cargo de autoridade olímpica oferecido pelo presidente. Já Márcio França, de Portos e Aeroportos, deve ir para novo ministério sobre empreendedorismo e economia criativa, conforme apurou o Correio. A nota do Planalto confirmou a informação, e a nova pasta se chamará Ministério das Micro e Pequenas Empresas.

  • Leia também: Lula sobre Independência: ‘Dia sem ódio e medo, somos um povo só’
Quanto a mudanças em outras pastas do governo, os comandos da Caixa Econômica Federal e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) devem ficar para depois.
Lula esteve reunido no Palácio da Alvorada com os novos ministros, além do ministro da Secretaria das Relações Internacionais (SRI), Alexandre Padilha, e com o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta. O anúncio foi feito logo após o término do encontro.
Lula esteve também com Ana Moser, que deixou o local por volta das 18h.

  • Leia também: Lula faz balanço do governo em pronunciamento sobre a Independência

Confira a nota do Planalto na íntegra:

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta quarta-feira (6/9) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Rep-Pernambuco). Os deputados foram convidados, respectivamente, para os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos, e aceitaram o convite. A nomeação e posse serão realizadas no retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva da reunião do G20. O ministro Márcio França assumirá a nova pasta das Micro e Pequenas Empresas.”

image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Caso Marielle: Brazão quer saída de deputada do PT da relatoria do processo de cassação

A defesa do deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) pediu ao presidente da Comissão de Ética da Câmara, Leur Lomanto Júnior (União-BA), um novo sorteio para mudar a relatoria do processo que pode levar à cassação do parlamentar. A deputada Jack Rocha (PT-ES) foi escolhida como relatora do processo disciplinar, após quatro sorteados desistirem de

Pablo Marçal promete US$ 1 mi a quem achar ação movida; advogado acha e cobra na Justiça

Um advogado do Ceará entrou com uma ação na Justiça contra o pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), cobrando pouco mais de R$ 51 milhões por uma promessa feita pelo empresário e coach durante uma entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan, em março deste ano. Marçal disse, ao vivo, que pagaria

Justiça manda Lula apagar vídeo em que pede voto em Boulos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Justiça Eleitoral determinou que o presidente Lula (PT) e o YouTube apaguem a transmissão do ato do Dia do Trabalho em que o petista, durante o seu discurso, fez campanha para o pré-candidato à Prefeitura de São Paulo Guiherme Boulos (PSOL). A manifestação do presidente no evento foi vista