Missão da Rússia na Lua deixou cratera de 10 metros de diâmetro, sugerem imagens da Nasa

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A missão russa Luna-25, que se chocou com a superfície da Lua no último dia 19, deixou uma cratera no polo sul lunar, como revelam imagens divulgadas nesta sexta-feira, 1º, pela agência espacial americana, a Nasa.

Luna-25 foi a primeira missão russa à Lua em 47 anos. O objetivo era fazer um pouso inédito no polo sul do satélite para estudar a região, mas a nave ficou fora de controle e acabou se chocando com a Lua. Poucos dias depois, a Índia conseguiu pousar uma nave no polo sul lunar.

Cientistas identificaram em novas imagens divulgadas pela Nasa uma cratera que não existia na superfície e concluíram que ela teria sido causada pelo impacto da nave russa.

“A nova cratera tem dez metros de diâmetro”, informou a Nasa, em comunicado. “Como a cratera está muito próxima do local estimado do impacto da Luna-25, cientistas concluíram que ela foi provavelmente formada pela missão e não por alguma causa natural.”

Depois do acidente, Moscou informou que foi formada uma comissão de especialistas para investigar as causas por trás da perda da nave.

Embora muitas missões à Lua tenham falhado, o acidente com a nave russa revela um declínio do poder aeroespacial russo em relação ao período da Guerra Fria, quando a União Soviética foi a primeira a colocar um satélite em órbita da Terra — o Sputnik 1, em 1957. Moscou também saiu na frente ao lançar um homem ao espaço, o cosmonauta Yuri Gagarin, em 1961.

Leia Também: Sites bloqueiam robôs que abastecem a IA

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Elisa Lucinda e Marjorie Estiano repercutem condenação de Daniel Alves por estupro

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A condenação de Daniel Alves por estupro na Espanha, nesta quinta-feira (22), repercutiu entre famosas. O jogador de 40 anos foi sentenciado a quatro anos e meio de prisão pela relação não consentida com uma jovem de 23 anos em uma boate em Barcelona, em 2022. Elisa Lucinda, que esteve

Fátima Bernardes fica sem projeto na Globo e pode passar 2024 na geladeira

(FOLHAPRESS) - Um dos rostos mais conhecidos da Globo pode ficar sem um programa próprio pela primeira vez em muito tempo. A jornalista Fátima Bernardes ainda não tem projetos previstos para a programação a curto prazo. O Assim Como a Gente, sua atração que estreou no GNT no fim do ano passado e que entrevistava

Dani Alves é condenado: Famosos que foram presos!

Muitas celebridades já tiveram problemas com a lei. Inclusive, a lista é grande de personalidades que precisaram se explicar às autoridades por causa de suas ações. Entre as acusações de crimes mais comuns estão agressão s-xual, falsificação de documentos, porte de armas e drogas, desacato, conduta desordeira, falta de pagamento de pensão alimentícia e violência