TAGS

Secretaria de Saúde confirma segundo caso de raiva em morcego em Feira de Santana

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana confirmou, nesta terça-feira (5), o segundo caso de raiva em morcego em 2023. O animal foi encontrado no bairro Gabriela. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses esteve no local e realizou as ações preventivas de proteção.

 

O caso anterior de raiva animal foi registrado em um morcego encontrado no bairro Caseb. Após o registro dos casos, o CCZ fez a vacinação de cães e gatos que estão nos bairros. A medida é uma das mais importantes para prevenir a disseminação da raiva entre os animais domésticos e, consequentemente, proteger a saúde da população.

 

Caso outro morcego morto seja encontrado, a população é orientada a acionar imediatamente o Centro Municipal de Controle de Zoonoses pelo número (75) 9 9851-8583, para que o animal seja recolhido e submetido a exames para verificar se estava infectado com o vírus da raiva.

 

Segundo a médica veterinária e coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro, a raiva é uma enfermidade viral que pode ser transmitida aos seres humanos através da mordida de um animal infectado. 

 

“Evitar tocar em morcegos mortos é uma medida de segurança essencial, uma vez que o vírus da raiva pode sobreviver mesmo após a morte do animal. A raiva é uma doença viral que afeta o sistema nervoso central e pode ser transmitida aos seres humanos por meio da mordida de um animal infectado, sendo os morcegos, neste caso, os principais transmissores”, disse Cordeiro.

 

Todos os casos de agressões aos seres humanos envolvendo cães e gatos, devem ser encaminhados para o setor da antirrábica sediado no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda (CSE) para acompanhamento.

 

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA 

Mesmo com o fim da campanha de vacinação antirrábica, a imunização continua sendo realizada com frequência nos bairros onde foram encontrados os animais infectados.

 

A vacinação ocorrerá entre os dias 11, 13 e 14 de setembro, das 9h às 14h. No primeiro dia, equipes vão atuar no posto de saúde Homero Figueiredo, no bairro Gabriela. No segundo dia, a imunização será no posto de saúde do Caseb II e o encerramento na Associação de Moradores do Caseb I.

 

A imunização dos animais também pode ser feita na sede do CCZ, localizada na avenida Eduardo Fróes da Mota, S/N.

 

As informações são via Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Grupo de pesquisa de processo penal da Ufba abre inscrições para curso de introdução do garantismo penal

O Grupo de Pesquisa Processo Penal e Democracia, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), está com inscrições abertas para  o curso Introdução do Garantismo Penal. As aulas serão ministradas pelo professor Elmir Duclerc, nos dias 6, 8, 13 e 15 de maio, no edifício sede da Faculdade de Direito da Ufba, a partir das 18h30.

Idoso é encontrado morto no Extremo Oeste baiano; vítima teria sido morta a pedradas

Um idoso, ainda não identificado, foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (30) em Luís Eduardo Magalhães, no Extremo Oeste baiano. A suspeita é que a vítima tenha sido morta a golpes de pedra.   Segundo o Blog do Braga, parceiro do Bahia Notícias, moradores se depararam com a vítima caída em um terreno de

No Rio de Janeiro, Setur-BA prospecta investimentos e promove destinos náuticos baianos

O 25º Rio Boat Show, o maior salão náutico ao ar livre da América Latina, acontece na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, com a participação da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), que promove a infraestrutura náutica e os destinos do estado ideais para atividades do segmento. O evento foi aberto, no domingo