Divulgação de notas parciais anula votação para promoção ao cargo de desembargador do TJ-BA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A escolha do nome que irá ocupar a cadeira deixada pela ex-desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Maria da Graça Osório Pimentel Leal, foi adiada. Isso porque a votação prevista para esta quarta-feira (4) durante a sessão do Pleno foi suspensa pelo presidente da Corte, desembargador Nilson Soares Castelo Branco.

 

A promoção se dará pelo critério de merecimento, cabendo aos desembargadores darem notas aos juízes inscritos e habilitados no processo. Acontece que desembargadores que ainda não tinham declarado as suas notas tiveram acesso às notas parciais de colegas de Corte que já haviam declarado o seu voto – o que foi compreendido como fato capaz de influenciar na escolha.

 

O presidente abriu dois prazos de 15 minutos para votação antes de declarar o processo anulado. Em seguida, a sessão também foi suspensa. Ainda não há uma nova data para a votação.

 

“Anulo de pleno direito para preservar a dignidade e a honra de cada voto que foi dado. É lamentável, porque ontem eu chamei o pessoal da Setim, da área de tecnologia, fiz uma reunião com [Ricardo] Franco [servidor responsável pela secretaria] e pedi a ele que desse absoluto sigilo das votações parciais e não ocorreu. Eu tenho respeito por esse tribunal e isso não pode mais ocorrer”, criticou Castelo Branco.

 

Maria da Graça Osório Pimentel Leal é investigada no âmbito da Operação Faroeste e foi aposentada compulsoriamente por idade, ao completar 75 anos, em maio deste ano.  Ela integrava a 5ª Câmara Cível. 

 

Três desembargadores foram designados para compor uma comissão e acompanhar o que provocou o problema no sistema de votação, são eles: Abelardo da Matta Neto, Ivete Caldas e Eserval Rocha.

 

Com o ocorrido, a outra promoção marcada para hoje também foi adiada. O Pleno iria analisar a promoção de juiz, pelo critério de antiguidade, para a vaga da ex-desembargadora Telma Britto, aposentada por idade em junho deste ano. O nome escolhido ocupará uma cadeira na 3ª Câmara Cível. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atriz que atuou em “O Rei Leão” na Broadway é morta a facadas pelo companheiro nos EUA

Imani Dia Smith, 25 anos, morreu após ser esfaqueada pelo companheiro no último domingo (21), em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Ela deixa...

Homem sem CNH e com sinais de embriaguez atropela duas mulheres no DF

Ceilândia, DF – Um motorista sem carteira de habilitação, com sinais de embriaguez, foi detido após atropelar duas mulheres, nesta quinta-feira (25/12), por...

Prefeitura de Dias d’Ávila exonera comissionados após decisão judicial e recria 543 argos

Resumo da crise em Dias d'Ávila A Prefeitura de Dias d'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, vive um impasse institucional neste fim de...