SAC amplia o registro de ocorrências de crimes contra a mulher e o turista com posto da Polícia Civil

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O usuário da rede SAC conta com novos serviços na unidade do Salvador Shopping, na capital baiana, que, com o posto da Polícia Civil, passa a beneficiar também mulheres vítimas de violência. Ao todo, são nove serviços disponíveis e a expectativa é de que 740 atendimentos sejam realizados por mês. 

 

A coordenadora do SAC Bahia, Cecília Pereira, explica que o ambiente seguro encoraja denúncias de crimes contra a mulher, mas, também, oferece comodidade para a usuária. “Só no SAC Salvador Shopping, atendemos cerca de três mil pessoas por mês. Então, a unidade da Polícia Civil vai ampliar o atendimento mensal. E aqui é um ambiente muito neutro, que proporciona o registro de uma ocorrência grave, como a violência doméstica, sem necessariamente expor a vítima a uma delegacia”, pontuou.

 

Uma parceria entre a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) e a Polícia Civil, a iniciativa, além de dar suporte à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), também amplia os canais de denúncia das Delegacias Territoriais da Barra, Pituba e de Camaçari, e da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur).

 

A diretora do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis, Patrícia Oliveira, destaca que no posto da Polícia Civil do SAC, as denúncias podem ser registradas e a vítima já sai com o seu depoimento agendado na delegacia: “ela entra na plataforma, no site do SAC, faz o agendamento dela para registro da oitiva. No dia marcado, ela vem ao posto do SAC, é atendida no horário certinho dela e passa pelo acolhimento”. 

 

A diretora informa, ainda, que, com o tempo, a Polícia Civil deve disponibilizar mais dias no SAC. “Estamos em fase de implantação do serviço, mas já temos nove oitivas registradas, só em relação à convivência doméstica. Então, à medida que for crescendo o movimento, nós vamos ampliando essa agenda”, disse Patrícia.

 

Para acessar os serviços, é necessário, antes, o agendamento no SAC Digital. Inicialmente, as denúncias de violência contra a mulher serão registradas às quartas-feiras, no turno vespertino. Demais ocorrências podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O SAC Digital possui aplicativo, mas os agendamentos também podem ser feitos por meio do portal. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sesab confirma casos de Mpox em Salvador e Vitória da Conquista e investiga mais casos suspeitos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou que duas pessoas foram diagnosticadas com Mpox em território baiano, conforme informações divulgadas pela...

Bahia registra marca histórica no fluxo de turistas durante os dias de Carnaval

Fotos Thuane Maria GOVBA Até a Quarta-feira de Cinzas, devem circular pela Bahia 3,7 milhões de visitantes nas 13...

Sesab e Ministério da Saúde discutem o IntegraJudSus; projeto fortalece a cooperação na dispensação de medicamentos

Com o objetivo de aprimorar a dispensação de medicamentos e de tornar mais efetiva a entrega do remédio ao paciente, a Secretaria de Saúde...