Uefs: Alunos em greve criticam falta de diálogo e governo minimiza reivindicações

Publicado:

Estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) se reuniram em assembleia, nesta terça-feira (24), e optaram pela manutenção da greve na universidade, que já dura 19 dias. A plenária ocorreu no mesmo dia em que os estudantes promoveram um protesto na BR-116 Norte. 

 

Entre as pautas reivindicadas na greve deflagrada no dia 07 de outubro estão a manutenção da estrutura da universidade, principalmente nos cursos da área da Saúde, além da falta de docentes. Ao Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, o estudante Anthony Araújo explica o que foi decidido na reunião entre os discentes durante a assembleia. 

 

“Ontem foi uma plenária, sobretudo de avaliação em relação aos rumos da greve, onde a absoluta maioria dos estudantes, apontou a necessidade de continuidade da greve, sobretudo porque a gente ainda tá em um processo em que o governo se recusa a negociar, estamos em tratativas com a reitoria, que se coloca ao lado do governo do Estado, mas que enfim, com a reitoria ainda conseguimos ter algum diálogo, mas com o governo do Estado, não. Estamos nesse rumo para manter a greve até que o governo decida dialogar mesmo com os estudantes e acatar a nossa pauta de reivindicação”, detalhou. 

 

Segundo o estudante, apesar de não ser uma decisão unânime, a greve é legítima pois foi aprovada em assembleia com mais de 1.790 estudantes, onde desses 816 aprovaram a aderência ao movimento. Atualmente, parte do grupo de discentes da universidade tem ocupado a reitoria, por tempo indeterminado. Quando procurada pelo Bahia Notícias, a Uefs não se pronunciou sobre o caso.

 

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação da Bahia (SEC) alegou que as medidas para ampliação do quadro de servidores das universidades, assim como os processos para execução de novos concursos e nomeações já estão previstos. Não há mais informações sobre a possibilidade de acordo com os discentes. Confira a nota na íntegra: 

 

NOTA

O Governo do Estado já anunciou e publicou no Diário Oficial as medidas necessárias para ampliar o quadro de pessoal das universidades, com a garantia orçamentária para sua execução. As Universidades Estaduais da Bahia estão trabalhando nos processos para realização dos concursos, convocações, nomeações e contratações, com base na autonomia que lhes é assegurada por lei.

Ascom SEC

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coronel suscita indicar Eleusa Coronel na vice de Jerônimo, mas “relação” com MDB prevalece com aceno a prefeitos

A disputa por uma vaga na chapa majoritária na Bahia está em pleno vapor. Enquanto o senador Jaques Wagner (PT) visa reeleição, o...

Delegacia apura furto após homem relatar café “batizado” em encontro em cidade baiana

Um morador de Alagoinhas, na Bahia, relatou que foi vítima de um golpe durante um encontro com uma mulher. O caso está sendo...

Homem mata ex a tiros na RMS após não aceitar fim de relação; autor de feminicídio foi encontrado morto

Neste domingo (26), um crime trágico abalou a cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Tatiana de Jesus Félix, de 42 anos,...