Rios da Amazônia tiveram 21 mínimas históricas em 2 meses

Publicado:

Atravessando uma seca sem precedentes, a Amazônia registrou pelo menos 21 mínimas históricas no volumes de seus rios nos últimos dois meses. Os dados são do Serviço Geológico do Brasil (SGB), ligado ao Ministério de Minas e Energia.

Desde 1º de setembro, o serviço reforçou o monitoramento do volume de água nos rios da Região Amazônica. Nesse período, houve 92 medições. Destas, 21 vazões (volume de água) foram mínimas históricas. Em suma, a cada cinco mensurações, uma trouxe resultados negativos recordes.

As mínimas históricas foram identificadas em 13 rios. Sete estão no Amazonas, quatro em Rondônia, um no Pará e um no Acre. Os rios ficam nas seguintes cidades: Tabatinga (AM), Manacapuru (AM), Itacoatiara (AM), Jatuarana (AM), Prosperidade (RO), Itapéua (AM), Seringal da Caridade (AM), Capixaba (AC), Manaus (AM), Pimenta Bueno (RO), Sítio Bela Vista (RO), Tabajara (RO), e Óbidos (PA).

Tabatinga, Manacapuru e Itacoatiara tiveram três mínimas históricas em três medições. O Rio Negro, em Manaus, o sétimo maior do mundo, teve uma mínima histórica em duas aferições e alcançou seu pior nível em 121 anos, desde o começo da série histórica. Nesta sexta-feira (27/10), seu volume de água estabilizou-se depois de 131 dias de baixa.

A seca histórica na região afetou todas as 62 cidades do Amazonas, com 60 em estado de emergência e duas em alerta. Ao menos 600 mil pessoas são impactadas diretamente pela estiagem.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Copa do Mundo de 2027: Governo estuda preços dinâmicos, feriados e prêmios a ex-jogadoras em nova lei

O Governo Federal começou a discutir mudanças nas legislações para a Copa do Mundo feminina de 2027,...

MC Poze diz em CPI que criminosos devolveram carro roubado por ele ser ‘fenomenal e gigante’

O cantor Marlon Brendon Coelho Couto da Silva, conhecido como MC Poze do Rodo, participou de uma reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito...

Veja fotos de joias da era napoleônica roubadas do Museu do Louvre

O renomado Museu do Louvre, localizado em Paris, está fechado após um ousado roubo de joias históricas ocorrido na manhã de domingo, 19...