CMP realiza congresso em Salvador com participação de ministros e lideranças de movimentos sociais

Publicado:

A cidade de Salvador vai receber o VII Congresso Nacional da Central de Movimentos Populares (CMP), entre os dias 26 e 29 de outubro, no Hotel Fiesta. O evento vai celebrar os 30 anos de existência da organização, que é referência no país na articulação de movimentos populares urbanos.

 

A entidade foi fundada em outubro de 1993, está presente em 21 estados e congrega cerca de 4 mil entidades de base. 

 

Nos últimos anos ganhou projeção pública ao se transformar em uma das principais entidades a liderar mobilizações de ruas durante o processo do Golpe contra a presidenta Dilma, depois contra os retrocessos no governo Temer, e nos grandes protestos de ruas pelo “Fora Bolsonaro”, em 2021. 

 

A CMP foi uma das entidades responsáveis pela criação da Frente Brasil Popular, em 2015, e pela campanha Fora Bolsonaro, em 2020, compondo a executiva dessas duas importantes articulações dos movimentos sociais do Brasil. 

 

Com o tema “30 anos de lutas e resistência” e o lema “Contra o fascismo, em defesa da democracia, dos direitos e da vida”, o congresso reunirá lideranças nacionais de movimentos populares, que lutam por causas sociais relacionadas ao combate à desigualdade social, à fome, saúde, moradia, igualdade de gênero, raça, soberania alimentar e participação popular. 

 

Dentre as presenças já confirmadas estão o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Marcio Macedo, a ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o escritor e teólogo Frei Betto, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues,o  presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre, o secretário geral nacional do PT, Henrique Fontana, o presidente nacional da UP, Leonardo Perícles, além de várias representações de movimentos sociais como o MST, Marcha Mundial das Mulheres, Movimentos dos Atingidos por Barragens, União Nacional por Moradia Popular, dentre outros.

 

O coordenador nacional da CMP, Raimundo Bonfim, comenta as expectativas e os desafios do congresso. “Será um marco histórico comemorar 30 anos de nossa central no âmbito do VII Congresso Nacional. Um momento de comemoração e celebração, mas também de debater a situação econômica e social do país e apontar os desafios e lutas de enfrentamento ao fascismo, a  extrema- direita, a defesa da democracia, da soberania, dos direitos e participação popular”, afirma.

 

Serão quatro dias de congresso, período em que a CMP fará um balanço geral de sua trajetória, suas lutas e conquistas. Haverá um ato de abertura e de  comemoração pelo 30º aniversário no dia 26, às 19h. 

 

A programação ainda contempla debate de conjuntura, mesas de debates, grupos de trabalho, apresentação do texto político e eleição da direção nacional e do coordenador (a) geral. 

 

SERVIÇO 

 

O que: VII Congresso Nacional da Central de Movimentos Populares (CMP)

 

Quando: De 26 a 29 de outubro de 2023 – (Abertura no dia 26/10, às 19h)

 

Onde: Fiesta Bahia Hotel – Av. Antônio Carlos Magalhães, 741 – Itaigara, Salvador – BA

 

Site: www.cmpbrasil.org

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carro fica atravessado em parede de fábrica de chocolate no Sul baiano

Na inesperada calada da noite, um carro encontrou um destino improvável em Ibicaraí, no Sul da Bahia: cravado na parede de uma fábrica...

PM-BA apreende espingarda após fuga de suspeito em Xique-Xique

Na tarde deste domingo (3), um importante desfecho em Xique-Xique, na zona rural da Bahia, resultou na apreensão de uma espingarda. Durante uma...

Opinião: Oposição se anima com chance da “muleta Lula” não funcionar tão bem na Bahia em 2026

Em meio ao tumultuado cenário político baiano, os dados recentes do Instituto Paraná Pesquisas lançam uma luz de preocupação sobre a hegemonia petista...