Estudantes baianos recebem medalhas da NASA pela descoberta de asteroides

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

 

A descoberta de dois corpos celestes resultou na conquista de duas medalhas por cinco estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar (CPM), unidade Lobato, na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023, realizada de 14 a 22 de outubro, em Brasília (DF).

 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia visa mobilizar a população da importância da ciência para gerar soluções e melhorar a qualidade de vida das pessoas. O evento científico é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e teve como tema deste ano “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.  

 

Os cinco jovens do CPM Lobato participaram do projeto Caça Asteróide MCTI, uma iniciativa resultado de uma parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com a agência espacial americana, através do International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA).

 

O objetivo é fomentar a busca de novos corpos celestes que possam gerar risco ao planeta com o auxílio de imagens captadas pelos mais potentes telescópios do mundo que foram distribuídas às equipes participantes pelo aplicativo Astrometrica da NASA. 

 

Alunos do CPM ganhadores de medalhas | Foto: Divulgação / PM-BA

 

Com a liderança da professora de Ciências Naturais Tânia Teles, os alunos Anna Julia Rocha, Jeferson Nascimento, Larissa Marques, Maria Clara Ribeiro e Robert Figueiredo identificaram dois possíveis asteroides, nomeados RBT0407 e JNS0001, o que rendeu o recebimento de duas medalhas, uma pela descoberta dos corpos celestes e a outra de Honra ao Mérito pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

“Essa premiação significa bastante porque mostra que o nosso esforço gerou um resultado, já que houve muita dedicação dúbia, junto às atividades escolares e extracurriculares. O CPM Lobato nos ajudou muito cedendo a biblioteca para caçar os asteroides, pois alguns dos colegas nem tem computador em casa. Participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi um passo importante, visitamos vários estandes e pudemos aflorar a nossa criatividade”, destacou Robert Figueiredo, 15 anos, aluno do 1º ano do CPM Lobato. 

 

O diretor do CPM Lobato, tenente-coronel Paulo José Santos, acompanhou os alunos na premiação e destacou a importância dessa participação. “Projetos como este que fomentam a evolução acadêmica dos alunos enriquecem o aprendizado e somados à dedicação dos professores e alunos contribuem para transformar o ambiente escolar”, comenta o oficial da PM-BA.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Três detentos fogem da delegacia de Porto Seguro na madrugada deste domingo

Três detentos fugiram da carceragem da Polícia Civil de Porto Seguro, localizada às margens da BR-367, na madrugada deste domingo (28). Segundo o Radar News, parceiro do Bahia Notícias, via polícia, os criminosos serraram a grade de proteção da área de banho de sol e conseguiram escapar da unidade, que possui duas celas para custódia

Grupo protesta em aeroporto onde cão Joca foi enviado em voo errado

São Paulo — Tutores de cachorros e ONGs de defesa dos animais realizaram, na manhã deste domingo (28/4), dois protestos simultâneos em aeroportos de São Paulo pela morte do golden retriever Joca, que foi enviado em um voo errado da companhia aérea Gol, na última segunda-feira (22/4). Os protestos aconteceram no Aeroporto Internacional de São

Ivete Sangalo é processada por juiz de Santa Catarina; entenda

A cantora Ivete Sangalo está sendo processada por um juiz de Santa Catarina devido a uma postagem referente ao julgamento do caso Mariana Ferrer, jovem que denunciou o empresário André de Camargo Aranha de a ter estuprado em dezembro de 2018. O caso foi noticiado pela revista Veja.   O Bahia Notícias teve acesso a