Faculdade de Salvador oferece exames preventivos de câncer de mama e colo do útero

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Exames preventivos de câncer de mama e colo de útero serão oferecidos gratuitamente por uma universidade de Salvador, a partir do próximo dia 20.  

 

O serviço oferecido pelo o Curso de Enfermagem da Unijorge em parceria com com o AMADO – Núcleo de Apoio à Comunidade LGBTQIAPN+ inicou agendamento para atendimentos gratuitos com foco no rastreamento para mulheres e população trans. As consultas vão acontecer entre os dias 20 e 27 de outubro e contará com coleta de exames preventivos e triagem para possíveis encaminhamentos para mamografia, nos casos indicativos. Serão disponibilizadas 30 vagas por dia.  

 

As consultas serão realizadas no Instituto de Saúde, no campus Paralela, nos turnos matutino, vespertino e noturno, mediante a apresentação dos seguintes documentos: RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. O serviço será prestado por acadêmicos do curso de enfermagem da UJ, sob orientações dos professores da instituição. O agendamento prévio deve ser por meio do Whatsapp (71) 99611-6919.

 

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. A Bahia tem uma taxa estimada de 43,28 casos para cada 100 mil mulheres. O câncer do colo do útero (CCU) tem aproximadamente 570 mil casos e 311 mil mortes registrados anualmente no mundo, sendo que cerca de 87% a 90% das mortes causadas pela doença ocorrem em países em desenvolvimento.

 

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Unijorge, Danuza Carvalho, fatores relacionados ao acesso e à qualidade dos serviços de saúde, bem como ao nível socioeconômico das mulheres são apontados como responsáveis pelas dificuldades no controle do câncer no Brasil.   “A ação ofertada pelo curso de enfermagem da Unijorge surge da necessidade de promover saúde com foco no rastreamento e prevenção em tempo oportuno, visando a redução de mortes de mulheres e população trans”, afirma.

 

A coordenadora ressalta ainda a parceria com o AMADO para ampliar o atendimento para a população trans. “Importante destacar que pessoas transexuais e transgêneros também podem ser acometidos pelo câncer de mama e de colo de útero.  Para homens e mulheres trans, o risco está ligado aos hormônios de afirmação de gênero desejados e precisam de uma atenção especial”, conclui.

 

SERVIÇO 

 

Consultas para prevenção e rastreamento do câncer de mama e do colo do útero

Consultas:  Dias 20 e 27 de outubro de 2023

Local: Instituto de Saúde, Unijorge, campus Paralela

Informações e agendamento prévio: (71) 99611-6919 (Whatsapp)

Valor: Gratuito

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Estudo aponta aumento de 6% de greves no país em 2023

O número de greves no país em 2023 foi de pouco mais de 1,1 mil, percentual de 6,08% a mais do registrado em 2022. Os dados fazem parte do estudo divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).   Segundo a Agência Brasil, o levantamento trouxe alguns destaques: a maioria das greves acontece na esfera

Pacheco volta a condicionar PEC do quinquênio ao fim dos supersalários; Senado retomará discussão na próxima semana

A votação da chamada PEC do quinquênio (10/2023), que cria adicional de 5% sobre o salário de carreiras jurídicas, dependerá da votação do projeto que acaba com os supersalários no serviço público (PL 2.721/2021). Essa é a condição apontada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).    Pacheco anunciou, em entrevista coletiva nesta terça-feira (30)

Mulher é presa com 8,9 kg de cocaína em mala no aeroporto de Viracopos

São Paulo – A Polícia Federal prendeu, no início da noite desta quarta-feira (1º/5), uma mulher com 8,9 kg de cocaína no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo. A jovem, de 26 anos, tentava embarcar em um voo com destino a Orly, na França, quando parou na fiscalização da PF e