Flávio Dino é cobrado a agir contra publicidade ilegal de armas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Entidades da sociedade civil emitiram uma nota técnica, nesta terça-feira (31/10), para cobrar atuação mais firme do Ministério da Justiça contra a propaganda ilegal de armas de fogo em plataformas digitais. O ofício, assinado por dez organizações, exige que o ministro Flávio Dino apresente medidas para regulamentar a difusão desse tipo de conteúdo em redes sociais.

A nota técnica será encaminhada diretamente ao Ministério da Justiça. A cobrança ocorre após a Taurus ter veiculado peças publicitárias por meio de mensagens no WhatsApp e de vídeos no YouTube travestidos de programas jornalísticos. A Justiça de São Paulo obrigou a fabricante de armas a remover todos os anúncios.

“O envolvimento do Ministério da Justiça na discussão e na regulação mais rígida da publicidade ilegal de armas é fundamental para que esforços de restrição à comercialização e à circulação de armas por civis não sejam tisnados por violações ao Estatuto do Desarmamento, ao Estatuto da Criança e do Adolescente e aos direitos do consumidor”, diz a nota técnica.

Entre as ideias propostas ao ministério está a criação de um grupo de trabalho para monitorar a publicidade ilegal de armas, a fim de “complementar e reforçar o trabalho da pasta na regulação do controle de armas de fogo e munições no país”.

O documento foi assinado pelas seguintes organizações: Rede Liberdade; Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social; Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC); Instituto Sou da Paz, ANDI – Comunicação e Direitos; Coalizão Negra por Direitos; Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Coalizão pela Socioeducação; Rede Justiça Criminal; e Agenda 227.

A nota também pede para o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) discutir a aplicação de medidas cabíveis contra a Taurus e cobra uma manifestação do Ministério Público Federal (MPF) sobre o caso em questão.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Vídeo. Soldado detalha torturas sofridas na PMDF: “Cansaram de bater”

O soldado que denunciou ter sido vítima de tortura durante o curso de formação do Patrulhamento Tático Móvel, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), contou em detalhes as oito horas de violência que sofreu dentro da corporação. As agressões ocorreram em 22 de abril. Em entrevista ao Metrópoles Danilo Martins, 34 anos, destacou que os

Saiba quem é o lobista alvo de mandado em operação desdobramento da Faroeste

A Operação Mascavado, deflagrada nesta terça-feira (30) pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e pela Polícia Federal, cumpriu mandado de busca e apreensão contra Anderson Campos Gama, apontado como lobista dentro do esquema criminoso desvendado pela Operação Faroeste. A identidade foi confirmada em informação repassada ao Bahia Notícias.    Segundo investigação do MP-BA, Anderson atuava

Faroeste: CNJ prorroga prazo para conclusão de PAD contra desembargadora do TJ-BA e mantém afastamento

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu manter a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Cassinelza da Costa Santos Lopes, afastada das suas funções até que o processo administrativo disciplinar (PAD) contra ela seja concluído. À unanimidade, o plenário seguiu o voto do relator, o conselheiro Giovanni Olsson.    Cassinelza da Costa Santos