Indicado por Jair Bolsonaro ao STF, o ministro André Mendonça organizou um jantar em apoio a uma advogada ligada ao PT que busca uma vaga no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3).
O evento foi em apoio à advogada paulista Gabriela Araújo, que se movimenta para conseguir ser indicada como desembargadora do TRF-3 em uma das vagas destinadas à advocacia. A informação foi revelada pelo Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, nesta segunda-feira (30).
Gabriela tem fortes ligações com o PT. Ela é casada com o deputado estadual paulista Emídio de Souza (PT-SP), um dos mais próximos de Lula. A advogada também é amiga da primeira-dama Janja.
O jantar oferecido por Mendonça a Gabriela aconteceu no início de outubro, na casa de um advogado em Brasília. O evento contou com a participação de ministros do STJ e do governo Lula.
Estavam presentes, por exemplo, os ministros do STJ Paulo Sérgio Domingues e Antônio Carlos Ferreira. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), também compareceu.
Segundo aliados de Mendonça e lideranças do PT, o ministro do STF organizou o jantar em retribuição ao apoio do PT na disputa por uma vaga no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).
Mendonça tentou emplacar no TCE-SP o advogado Maxwell Borges de Moura Vieira. Por articulação do deputado Emídio de Souza, marido de Gabriela, os petistas apoiaram o candidato do ministro do STF.
Maxwell, porém, acabou preterido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que escolheu para a vaga o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP), indicado por Gilberto Kassab.
O jantar também teria sido um gesto de retribuição de Mendonça ao Prerrogativas, grupo de advogados progressistas do qual Gabriela Araújo é uma das coordenadoras.
Em maio de 2023, o ministro do STF foi um dos homenageados de um jantar oferecido pelo Prerrogativas em São Paulo, como a coluna revelou à época.
Comentários Facebook