Polícia prende 12 suspeitos por destruição no Rio: “Ações terroristas”

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) confirmou a prisão de 12 criminosos por atear fogo a ônibus nesta segunda-feira (23/10). A depredação dos veículos começou em reação à morte do sobrinho de um miliciano, após uma operação policial.

“Eles já estão presos por ações terroristas e, como ações terroristas, estarão sendo encaminhados para presídios federais”, explicou o governador.

Em coletiva, Castro disse ter ligado para o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), e para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. “Nossas forças de segurança estão unidas, ativas”, reforçou.

Matheus da Silva Rezende, mais conhecido como “Faustão” e “Teteu”, era sobrinho do miliciano Luís Antônio da Silva Braga, mais conhecido como “Zinho”. O governador do Rio falou que a inteligência policial está cada vez mais perto de Zinho e apontou Faustão como o segundo em comando na milícia. Além de Zinho, Castro declarou estar atrás de Tandera e Abelha.

“Além de sobrinho, era 02, conhecido como Senhor da Guerra, responsável pela guerra na facção, mas também responsável pela união entre tráfico e milícia, nas narco milícias. Há quem diga que ele era preparado para ser sucessor do Zinho”, apontou Castro.

O governador também lamentou “os transtornos”, já que os incêndios aos ônibus causaram medo e interromperam o trânsito. A prefeitura determinou a suspensão das aulas em 45 escolas localizadas nos bairros de Vila Paciência, Antares, Cesarão, Três Pontes, Inhoaíba e Campo Grande.

Castro disse ter mobilizado as polícias civil e militar. “Queria lamentar o ocorrido, os transtornos do dia de hoje, mas não daremos um passo só para trás. O estado não será tomado por criminosos, esse plano de contingência já está trabalhando e não tenho dúvida que amanhã será um dia com muito mais ordem e tranquilidade, com a população com direito de ir e vir”, afirmou.

Morte de “Faustão”

Matheus da Silva Rezende, mais conhecido como “Faustão” e “Teteu”, morreu em um confronto com policiais civis na comunidade Três Pontes, em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo a polícia, o sobrinho de Zinho era conhecido como Teteu e Faustão, e apontado como segundo na hierarquia da milícia.

A Polícia Civil informou que Faustão chegou a ser socorrido pelos agentes e encaminhado para o Hospital Municipal Pedro II, mas não resistiu.

Ele era sobrinho do miliciano Luís Antônio da Silva Braga, mais conhecido como “Zinho”, e era acusado de envolvimento no assassinato do ex-vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, e seu cunhado Maurício Raul Attalah, em agosto de 2022.

As mortes teriam sido motivadas por uma suposta tentativa por parte de Jerominho de retomar o controle da milícia que atua na zona oeste.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Homem é morto a tiros no bairro de Itapuã; baleado teria tentado assaltar motociclista, apontam testemunhas

Um homem morreu após ser baleado na manhã deste sábado (27), no bairro de Itapuã, em Salvador. Segundo informações da Polícia Civil, testemunhas relataram que ele foi ferido durante uma tentativa de assalto a um motociclista, que estaria armado no momento e reagiu.   O homem baleado chegou a ser socorrido para uma Unidade de

A 4 meses de fechar, ala psiquiátrica da Colmeia ainda tem 139 presos

A quatro meses de deixar de existir, a Ala de Tratamento Psiquiátrico, localizada na Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF), a Colmeia, conta ainda com 139 custodiados. Em novembro do ano passado, a ala tinha 145 presos em tratamento. Desde fevereiro deste ano, a Vara de Execuções Penais (VEP-DF) interditou parcialmente a Ala de Tratamento

VÍDEO: Bandidos tocam fogo em ônibus no bairro de São Cristóvão após PM trocar tiros com integrantes de facção criminosa

Criminosos atearam fogo em um ônibus na tarde deste sábado (27), no bairro de São Cristóvão, em Salvador. Segundo informações do site Alô Juca, o ataque teria sido represália a morte de dois traficantes no bairro ainda durante a manhã de sábado durante operação da Rondesp Atlântico.           Ver essa foto