Vereadores da federação PT-PCdoB-PV em Salvador alertam para possível “fuga de votos” para PSOL

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O “bate cabeças” pela candidatura de oposição em Salvador ainda tem gerado algumas “teses” entre os políticos do grupo. De acordo com mandatários que ocupam a federação formada por PT, PCdoB e PV, a ausência de nomes com traços ideológicos na disputa pela prefeitura pode gerar o reforço de outras legendas. 

 

A avaliação de vereadores com mandato e postulantes pelo grupo partidário é de que o movimento de não ter “candidatos de esquerda”, propicie o reforço na bancada do PSOL na Câmara soteropolitana. Ao Bahia Notícias, eles sugeriram que o movimento se daria por conta do “voto ideológico” ligado à esquerda, além do conhecido “voto de legenda”, que seria reforçado pela candidatura do PSOL na capital. 

 

Com uma candidatura já confirmada, o PSOL possui uma cadeira na Câmara, ocupada pela vereadora Laina Crisóstomo – Pretas por Salvador. O partido poderia então “atrelar” a candidatura de vereadores a majoritária. Entre os nomes cotados estão o dos ex-candidatos ao governo da Bahia, Kleber Rosa, e ao Senado, Tâmara Azevedo (relembre aqui). 

 

O embate entre o vice-governador Geraldo Jr. (MDB) e o deputado estadual Robinson Almeida (PT), além da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), tem gerado uma forte “incerteza” em quem deve disputar um mandato em 2024. O entendimento seria que, com o avanço da possibilidade de Geraldo Jr. ser o escolhido, as chances de “avançar” com candidaturas de vereadores da federação cairiam. 

 

“Se temos o 13, iremos de 15?”, questionou um interlocutor ao apontar para o cenário da disputa. “Com esse movimento só iremos reforçar o PSOL, que terá uma candidatura de esquerda”, completou ao Bahia Notícias. 

 

Apesar das sinalizações, o senador Jaques Wagner (PT) disse que a escolha do candidato único da base do partido para a disputa à prefeitura de Salvador, nas eleições de 2024, não deve deixar nenhuma “cisão” e nem “rusga” entre os possíveis nomes e os seus grupos (relembre aqui). O presidente do Partido dos Trabalhadores, Éden Valadares, também negou qualquer “rachadura” (veja aqui). 

 

Com isso, a montagem das chapas de vereadores pelos partidos em Salvador pode ter algumas condicionantes. Uma delas, a do MDB, pode sofrer com a eventual candidatura a prefeito do vice-governador Geraldo Jr., ou não. O partido pode “ceder” o espaço para vereadores com mandato como contrapartida para liderar a candidatura na capital em 2024 pelo grupo político do governador Jerônimo Rodrigues. 

 

CENÁRIO DA CHAPA DE VEREADORES

Com ou sem uma candidatura a prefeito em Salvador, o Partido dos Trabalhadores deve abocanhar o maior número de candidaturas na chapa para vereadores, na capital baiana. Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias com lideranças da legenda, o PT terá 18 das 44 candidaturas possíveis da federação com o PCdoB e o PV. 

 

A condição, segundo as lideranças, se daria pelo maior número de representantes na Câmara atualmente, com quatro nomes: Marta Rodrigues, Tiago Ferreira, Suíca e Arnando Lessa – este último ocupando a suplência de Maria Marighella. As filiações do governador do estado, Jerônimo Rodrigues, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva teriam “reforçado” o coro do grupo para o maior número de candidaturas dentro da federação. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Do crochê ao brilho dourado, confira looks do público que celebra a chegada de 2026 no Virada Salvador

A última noite do Festival Virada Salvador 2026, nesta quarta-feira (31), ficou marcada pela criatividade dos looks na Arena O Canto da Cidade....

Xanddy Harmonia destaca o samba de roda como base de sua trajetória musical no Festival Virada Salvador 2026

Festival Virada Salvador 2026 chega ao último dia de programação. Antes de subir ao palco principal nesta quarta-feira, 31, o cantor Xanddy Harmonia,...

Corpo de idoso desaparecido desde o Natal é encontrado em área de mata em Macaúbas

O corpo de José Aparecido de Jesus, 71 anos, foi encontrado na tarde desta terça-feira em Macaúbas, no sudoeste da Bahia. Ele estava...