Milhares de manifestantes protestam no Irã contra autoridades israelitas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na capital iraniana, os manifestantes aproximaram-se da antiga embaixada norte-americana, rebatizada como “Ninho de Espiões”, para gritarem as habituais palavras de ordem “Morte a Israel” e “Morte aos Estados Unidos”, às quais se juntou “Palestina Livre”.

Os participantes hastearam bandeiras da Palestina junto às da milicia libanesa pro-iraniana Hezbollah, enquanto se queimavam insignias de Israel, em protesto pela guerra contra Gaza desde 07 de outubro, após o ataque do Hamas, que causou 1.400 mortos.

Caricaturas do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, exposto como prisioneiro ou vestido de bobo, desfilaram pela capital, onde se realizou uma marcha desde a praça da Palestina até à sede da antiga embaixada.

As manifestações aconteceram em 1.200 cidades iranianas, segundo a agência Tasnim, e em muitas delas foram mostradas imagens de vítimas dos bombardeamentos de Israel em Gaza.

Israel foi, assim, o protagonista da comemoração da tomada da embaixada norte-americana e de 52 diplomatas como reféns, a 04 de novembro de 1979, durante 44 dias, o que desencadeou uma espiral de tensão entre ambos os países que ainda perdura.

Leia Também: Mais de 600 pessoas foram executadas no Irão desde o início do ano

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Mortos por terremotos na Venezuela chegam a 589 com 2,9 mil feridos

Terremotos de grande magnitude atingiram a Venezuela, com La Guaira entre as áreas mais atingidas. Ao fim de sexta-feira, o saldo confirmado é...