Câmara de Salvador concederá Medalha Zumbi dos Palmares à promotora Lívia Vaz

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A promotora do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Lívia Vaz, será homenageada pela Câmara Municipal de Salvador. A Casa Legislativa aprovou projeto de resolução da mandata coletiva Pretas por Salvador para concessão da Medalha Zumbi dos Palmares. 

 

A entrega da medalha, considerada a mais alta honraria da Câmara de Salvador contra o racismo,  ainda não tem data prevista. 

 

Segundo a co-vereadora Laina Crisóstomo (Psol), Lívia Vaz deve receber a medalha por conta do trabalho de combate ao racismo e à intolerância religiosa desenvolvido junto ao Ministério Público do Estado da Bahia.

 

“Livia Vaz é materialização de potência, sempre combatendo o racismo estrutural, nunca aceitou ser negra única nas estruturas de poder, dessa forma, tem se dedicado bravamente na luta pela ocupação de meninas e mulheres negras nos espaços da sociedade, possibilitando que essas meninas e mulheres descubram a potências transformadora de suas vozes e corpos, com esse intuito fundou o Instituto Juristas Negras, na busca por uma justiça afrodiaspóricas e disseminação de contrarrativas do direito”, justifica Crisóstomo. 

 

Citada na pela Educafro entre 10 juristas negros para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) e nomeada uma das 100 pessoas de descendência africana mais influentes do mundo, na edição Lei e Justiça, Lívia Vaz levanta as bandeiras de raça, gênero e questões sociais no judiciário. 

 

Ela é coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (GEDHDIS) do MP-BA, doutora em Ciências Jurídico- Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Mestra em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e autora dos livros “A Justiça é uma mulher negra” (Coleção Juristas Negras) e “Cotas Raciais” (Coleção Feminismos Plurais).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VÍDEO: Foguete explode durante tentativa de lançamento no Brasil

O lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-Nano, realizado a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão,...

À espera de que o ministro Alexandre de Moraes se explique

A Polícia Federal apreendeu 430 mil reais em dinheiro vivo no armário do flat utilizado por Sóstenes Cavalcanti, líder do PL na Câmara,...

AGU ajuíza quarto lote de ações por fraudes em descontos do INSS

A Advocacia-Geral da União (AGU) ajuizou o quarto lote de ações judiciais contra oito entidades envolvidas em fraudes relacionadas a descontos indevidos em...