Número de protocolos de queda de iluminação associados a ‘gatos de energia’ dobra em Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Os bairros de Canabrava, São Cristóvão, Bairro da Paz, Águas Claras, Fazenda Coutos, Engenho Velho de Brotas, Jaguaripe I e Cajazeiras, em Salvador, são os locais com a maior incidência dos famosos “gatos”, como são conhecidas as ações fraudulentas de ligação clandestina de energia elétrica que geram sobrecarga no circuito e causam apagões em vias inteiras.

 

Na capital baiana, a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip/Semop) registrou um aumento de mais de 100% no número de protocolos abertos por queda de iluminação associado à ligação clandestina, em comparação ao mesmo período do ano passado.

 

De acordo com o órgão ligado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), de janeiro a setembro de 2022, foram registradas 290 ocorrências de apagões gerados por “gatos”. Este ano, 582 chamados foram abertos pelo mesmo motivo.

 

Ainda de acordo com a diretoria, as ligações clandestinas não são feitas apenas em bairros populares. A prática ilegal, que configura crime previsto no Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão, é bastante comum entre comerciantes e empresários em todos os bairros da cidade.

 

O diretor de Iluminação, Ângelo Magalhães, relata que a Dsip recebe chamados recorrentes relacionados a apagões provocados por desvio de energia feitos por estabelecimentos localizados na orla soteropolitana. “Os ‘gatos’ geram uma série de transtornos para iluminação pública. Em todos os casos, a população em geral é quem mais se prejudica”, aponta.

 

O gestor ainda alerta que a sobrecarga do circuito ocasiona apagões e deixam ruas inteiras às escuras, além dos prejuízos com a queima dos equipamentos e o aumento da insegurança.

 

“Feitos sem critérios técnicos, os desvios deixam expostos cabos e conexões que também trazem risco de choque elétrico para a população. Por isso, destacamos a importância de o cidadão atuar em conjunto na missão de manter a capital iluminada, com fiscalização, denúncias, pedidos de manutenção e sugestões, através dos nossos canais de comunicação”, afirmou Magalhães.

 

DENÚNCIA

A população pode entrar em contato com a Dsip/Semop através do Fala Salvador, no número 156 ou site (clique aqui). Outra opção é acessar o site Salvador Digital, clicando aqui – neste caso, é necessário ter um cadastro no portal gov.br.

 

O prazo de atendimento das solicitações recebidas por meio destes canais é de 48 horas. Em casos emergenciais, como um trecho com mais de quatro postes apagados em sequência ou apresentando risco de queda ou choque elétrico, o contato pode ser feito imediatamente com a Dsip/Semop, através do WhatsApp (71) 9946-3923.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Lula cancela caminhada do 2 de Julho por radioterapia, mas mantém inauguração do TCA e agenda em Alagoinhas

Resumo: O presidente Lula cancelou a participação na caminhada do 2 de Julho, em Salvador, por motivos de saúde relacionados ao tratamento de...

Suspeito de participar do assassinato do neto de Luciano do Valle é preso

Prisão de suspeito de latrocínio ligada à morte de Lucas do Valle ocorreu nesta sexta-feira (26/6) pela Polícia Militar. O jovem, de 20...

Cade proíbe investidora da FFU de dificultar saída de clubes

O Cade aplicou uma medida preventiva à Sports Media, investidora ligada ao FFU, barrando ações que tornem mais difícil a saída de clubes...