Feira Literária de Andaraí traz o centenário do escritor Darcy Ribeiro como tema

Publicado:

A 3ª Edição da Feira Literária de Andaraí (FLIAN), que acontece entre os dias 22 e 25 de novembro de 2023, celebra o “Povo Brasileiro e o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia: Identidades e Resistências”.

 

Depois da realização de uma Edição totalmente virtual, por conta da Covid-19, no Canal da TV UNEB-Seabra, no YouTube, em 2021, a Feira volta a acontecer presencialmente no município de Andaraí, na Chapada Diamantina.

 

Com lema contínuo “A leitura faz andar o mundo”, desde a sua 1ª Edição, em 2017, a FLIAN objetiva-se promover o fortalecimento da democratização do acesso ao livro, a prática de leitura e a valorização da memória e do patrimônio histórico e cultural da região.

 

PROGRAMAÇÃO

 

A programação conta com conferências, rodas de conversa, lançamentos de livros, oficinas, contação de histórias, mostras de curtas-metragens, visitas guiadas, homenagem e apresentações artísticas das mais diversas linguagens, com acesso gratuito para a população local, regional e de outras localidades.

 

A Flian receberá nomes como Itamar Aguiar, professor Dr. da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), que compõe a Roda de Conversa “Jarê – A identidade do sagrado na Chapada Diamantina”, a professora Dra. Cristina Pina, também da UESB, que mediará a Roda de Conversa “Maju – Negritude, educação e religiosidade nas Lavras Diamantina”. Na oportunidade, a Feira também recebe o superintendente do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-BA), Hermano Fabrício O. Guanais e Queiroz e a Diretora do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC – SECULT), Luciana Mandelli.

 

A programação ainda conta com discussões sobre “Infâncias, Identidades e Resistências”, “Povos Originários na Chapada Diamantina”, “Literatura, Negritude e Feminismo”, “Vozes e corpos dissidentes na poesia contemporânea da Bahia”, “O que dizer sobre Patrimônio”, “Terra e Soberania Popular”, “Vozes e corpos dissidentes na poesia contemporânea da Bahia” e “Heroínas da Liberdade”, dentre outras.

 

A FLIAN também vai promover uma Feira Popular, com produtos da agricultura familiar, da agroecologia e da economia solidária. Fazem parte dessa programação oficinas sobre os saberes e fazeres tradicionais.

 

O público infantil terá A Flianinha, que vai encantar, contagiar e entreter crianças, jovens e adultos com contação de histórias e muitas canções.

 

Para participar da programação e receber as devidas certificações, os interessados deverão acessar o site www.flian.com.br, a partir de quarta-feira (15), para escolher as atividades que desejam participar.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Associação Comercial da Bahia realiza reunião plenária com palestra do comandante do 2° Distrito Naval Gustavo Garriga

Nesta quinta-feira, 6 de outubro, a Associação Comercial da Bahia (ACB) realizará sua 2ª Sessão da Reunião da Diretoria Plenária, às...

PF prende homem em Barra da Estiva que participava de rede de compartilhamento de abuso sexual infantil

Um homem foi preso em flagrante em Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, sob a acusação de armazenar material de pornografia infantojuvenil. A...

Jerônimo Rodrigues defende integração entre governos e nega negacionismo na segurança pública

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou nesta quinta-feira (6) que não existe negacionismo na política de segurança pública do estado e...