Governo Tarcísio multa Enel em R$ 12,7 milhões por falta de luz em SP

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

São Paulo – O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) aplicou nesta sexta-feira (17/11), por meio do Procon-SP, uma multa de R$ 12,7 milhões à Enel, concessionária responsável pelo fornecimento elétrico na Grande São Paulo, por “má prestação” e interrupção no serviço contínuo de energia.

Segundo o Procon-SP, foi constatado que, na rede sob operação da Enel, “um grande contingente de consumidores ficou sem energia elétrica por mais de 48 horas, desde o dia 3 de novembro”.

Na ocasião, um temporal provocou a morte de ao menos seis pessoas, derrubou árvores e deixou mais de 2 milhões sem luz na Grande São Paulo. Nesta semana, novos transtornos foram registrados.

Para a fundação, a demora para a Enel conseguir restabelecer a luz em diferentes regiões paulistas caracteriza infração por “não fornecimento dos serviços de sua competência de forma adequada, eficiente, segura e contínua”.

Multa máxima à Enel A multa aplicada tem o valor máximo previsto no Código de Defesa do Consumidor, de acordo com o Procon-SP. Em número absoluto, a cifra é de R$ R$ 12.793.962,68.

“A medida também acontece após a empresa ser notificada, já nos primeiros dias em que o fornecimento foi interrompido, e apresentar seus argumentos”, diz o órgão.

“O Procon-SP continua fiscalizando e acompanhando a evolução das reclamações registradas pelos consumidores e pode adotar ainda novas sanções contra a Enel”.

O Metrópoles procurou a Enel, mas não obteve resposta até o momento. O espaço segue aberto para manifestação.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Vereador Airto Patel morre três meses após sofrer acidente de trânsito

BrasilVereador Airto Patel, de Cordilheira Alta (SC), morre aos 62 anos após acidente de trânsito que o levou à internação27/06/2026 23:56, atualizado 27/06/2026...

Confronto com PM em Salvador deixa três mortos no bairro de Santa Cruz; fuzil e drogas são apreendidos

Resumo rápido: em Salvador, na madrugada deste sábado, três homens morreram após confronto com a Polícia Militar no bairro de Santa Cruz. A...

Deputada federal cobra investigação de caso envolvendo vereador Juca de Lauro de Freitas

A deputada federal Ivoneide Caetano (PT) cobrou atualização neste sábado sobre a prisão do presidente da Câmara Municipal de Lauro de Freitas, João...