STF julgará ação contra novo regime de precatórios em sessão virtual extraordinária

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar, em sessão virtual extraordinária, pedido de liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7064, apresentada contra as alterações no regime constitucional de precatórios previstas em duas Emendas Constitucionais (ECs 113 e 114) aprovadas pelo Congresso Nacional no final de 2021. O pedido de convocação foi feito pelo relator, ministro Luiz Fux, e a data da sessão será definida pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso.

 

A ação foi ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e por quatro entidades que representam servidores públicos. 

 

Um dos pontos questionados é a imposição de limite para o pagamento de precatórios entre 2022 e 2026. De acordo com a EC 114, os recursos para o pagamento das requisições judiciais nesse período ficarão limitados ao valor atualizado da despesa paga no exercício de 2016.

 

No pedido de convocação da sessão, o relator da ação, ministro Luiz Fux, levou em consideração o adiantado trâmite do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias no Congresso Nacional e o impacto do tema debatido na ação para o orçamento federal. 

 

Os precatórios são pagamentos devidos pelo poder público em razão de sentenças judiciais definitivas e o valor deve estar previsto no orçamento.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moraes determina perícia médica da PF sobre suposta necessidade de cirurgia de Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou nesta quinta-feira (11) que a Polícia Federal realize, em...

Gominho relembra últimos dias de Preta Gil: “No olhar dela já estava tudo dito”

O apresentador e músico Gominho relembra os últimos dias de vida de Preta Gil, que faleceu em...

Lei de SC proíbe cotas raciais em universidades e MP avalia

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) vai analisar se o projeto que define o fim das cotas para pretos e pardos em...