Humberto Miranda se torna imortal da Academia Baiana de Medicina Veterinária

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, foi empossado como membro titular da Academia Baiana de Medicina Veterinária (ABAMEV).A honraria de imortal foi concedida em reconhecimento aos relevantes serviços prestados enquanto médico veterinário no estado. O nome de Humberto foi aprovado por unanimidade pelos confrades e confreiras da Academia. Ele vai ocupar a cadeira de número 3, que foi do médico veterinário e professor da Escola de Medicina Veterinária da UFBA,  Renato Rodemburg de Medeiros Netto. 

 

“Tenho imensa gratidão por ter sido escolhido, mesmo sem entender muito os motivos que me trouxeram aqui. O convite de fazer parte desta Academia chegou como uma surpresa em minha vida e gerou a honrosa responsabilidade de estar ao lado de figuras ilustres, que construíram o ensino, a pesquisa, a defesa e a qualificação profissional na Bahia e no Brasil. Os conhecimentos acadêmicos que me faltarem nesta caminhada, procurarei compensar com comprometimento, estudo e dedicação, para não faltar a confiança dos que me indicaram e me referendaram nesta Casa”, disse Miranda. 

 

Em seu discurso, ele ainda destacou a importância do seu patrono como acadêmico e como figura pública e destacou as poucas semelhanças entre eles. 

 

“Em comum com o grande mestre tenho o fato de, além de médico veterinário, ser produtor rural no semiárido da Bahia, região desafiadora e com grande potencial, mas que ainda carece de pesquisa, ciência, tecnologia e educação rural para melhor aproveitamento do bioma e transformação social e econômica da sua população”, ponderou, ao ressaltar a trajetória acadêmica do seu patrono que muito contribuiu com o curso de Medicina Veterinária da UFBA, e, na vida pública, com toda sociedade de forma mais ampla. 

 

Além de Miranda, o médico veterinário Rodrigo Freitas Bittencourt também foi congratulado com o título de imortal e vai ocupar a cadeira de número 15, cujo o patrono é Raimundo Lima Ribeiro. “Essa indicação veio em um momento histórico e relevante: no mês em que se comemora 108 anos de formatura do primeiro médico veterinário do Brasil, que, apesar de ter se formado em Pernambuco, era baiano” , pontuou Bittencourt. 

 

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da ABRAMVET, Josélio Moura; presidente da ABAMEV, Paulo Emílio Torres; a presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida; e pelo presidente do CRMV, Altair Sant’Ana. Também participaram o superintendente do Mapa, Fábio Alexandre Rosa; o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoure; e o vice-reitor da UFBA, professor Penildon Silva. 

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Homem é preso em flagrante por adquirir moeda falsa em Irecê

Um jovem de 21 anos foi preso em flagrante em Irecê, após tentar retirar de uma agência dos Correios uma encomenda em seu...

VÍDEO: Igor Kannário é vaiado após cancelar show no meio do percurso em Ribeira do Amparo

Durante a Alvorada de São Pedro em Ribeira do Amparo, na Bahia, neste sábado, 27, o cantor Igor Kannário foi vaiado após interromper...

PM prende dupla e recupera carro roubado em Vitória da Conquista após cerco na zona rural de Poções

Dois homens foram presos e um Chevrolet Onix branco foi recuperado após a atuação da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar, que ligou...