Corregedoria Nacional marca para primeiro semestre de 2024 correição ordinária no TJ-BA

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Corregedoria Nacional de Justiça agendou oito inspeções ordinárias a tribunais estaduais para o primeiro semestre de 2024. Entre as cortes que já tem data marcada para receber as equipes da Corregedoria está o Tribunal de Justiça Bahia (TJ-BA), onde a inspeção está marcada para o período de 8 a 12 de abril. 

 

As equipes farão a checagem do funcionamento dos setores administrativos e judiciais e dos cartórios e identificação de boas práticas que podem motivar o compartilhamento da iniciativa com outros órgãos do Poder Judiciário. O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, é o responsável pela coordenação das inspeções.

 

Essas ações, previstas no Regimento Interno do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), buscam aperfeiçoar a prestação de serviço ao cidadão. 

 

Durante as inspeções, as equipes da Corregedoria Nacional, que contam com magistrados e servidores, têm livre acesso para acompanhamento in loco das atividades sob checagem nos tribunais, sem que isso altere o cotidiano dos fóruns e varas, nem interfira nos prazos dos processos em tramitação nas cortes. Esse trabalho resulta em um relatório com constatações que destacam boas práticas adotadas pelas cortes e também podem indicar a necessidade de aperfeiçoamento de rotinas. É possível ainda que esse documento inclua recomendações para o melhor desempenho das unidades judiciais.

 

Os procedimentos de fiscalização do CNJ podem contar com o apoio de servidores e de magistrados de tribunais e de técnicos de órgãos como a Controladoria-Geral da União (CGU), a Secretaria Especial da Receita Federal (RF), o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e os tribunais de contas. Em casos específicos, pode ser instaurada sindicância investigativa para aprofundar fatos percebidos como graves, conforme apontados em relatório de inspeção ou correição.

 

Veja o calendário de correições do primeiro semestre de 2024:

 

Tribunal de Justiça de Tocantins (TJ-TO) –  5 a 7 de fevereiro

Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) – 19 e 23 de fevereiro

Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) – 4 e 8 de março

Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT) – 18 a 20 de março

Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) – 8 a 12 de abril

Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) – 6 e 10 de maio

Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB) – 20 a 22 de maio

Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) – 22 a 24 de abril

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

STF marca novo julgamento sobre Brasileirão de 1987

A disputa pelo Brasileirão de 1987 irá ganhar novos capítulos. A 2ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar entre os dias 10 e 17 de maio o vencedor da edição daquele ano. A posse da Taça de Bolinhas, que está com o São Paulo, também será discutida. A informação foi anunciada pelo portal

Carlos Muniz faz visita aos presidentes do TRE e TJ-BA visando o fortalecimento da democracia

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz (PSDB), fez, nesta quinta-feira (2), visita ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Abelardo Paulo da Matta Neto. O encontro ocorreu na sede do TRE, no CAB. Logo após, o chefe do Legislativo de Salvador teve um encontro com a presidente do Tribunal

STF define prazo para contestação de candidato não nomeado em concurso

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, nesta quinta-feira (2/5), prazo para que o candidato aprovado em concurso público, em cadastro reserva, e que não foi nomeado recorra à Justiça. Por unanimidade, os ministros consideraram que a contestação deve ocorrer durante a vigência do certame. “A ação judicial visando ao reconhecimento do direito à nomeação de