Encontro em Alcobaça discute o desenvolvimento da educação em vários municípios da região extremo sul

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O encontro aconteceu em Alcobaça no dia 27 de novembro, reunindo profissionais da educação dos municípios de Nova Viçosa, Mucuri, Caravelas, Prado e Alcobaça.

Essa ação é chamada de Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE), um programa de iniciativa da Suzano S/A para estimular ações colaborativas e a troca de experiências entre os municípios participantes.

Na prática, é um investimento da empresa para promover a qualidade no ensino público, numa atuação conjunta com as secretarias de educação desses municípios, escolas e a comunidade escolar (professores, estudantes e suas famílias), visando a superação dos desafios educacionais da rede pública de ensino.

WhatsApp Image 2023 11 30 at 16.57.46O programa atua para contribuir com prefeitos, secretários e educadores na gestão dos recursos públicos da educação, com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes, no uso dos recursos e na reestruturação de um projeto territorial de educação, reunindo experiências de diferentes municípios, com vista em objetivos comuns. A metodologia de trabalho parte do diagnóstico educacional de um grupo de municípios, com proximidade geográfica e características sociais semelhantes e que, juntos, integram os Arranjos de Desenvolvimento da Educação – ADE.

Para o Secretário de Educação de Alcobaça, anfitrião desse encontro, “o programa é uma grande contribuição, tanto pelo investimento na busca de uma melhoria do ensino público, quanto para cada um dos profissionais envolvidos, que aumentam seus conhecimentos e experiências pessoais”, destacou.

O PROGRAMA: Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) é uma ação desenvolvida através do Programa Suzano de Educação, cujo objetivo é contribuir com a melhoria da qualidade do ensino público, visando aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 40% até o ano de 2030, nos municípios dos territórios onde a empresa atua. Para a Suzano S/A a erradicação da pobreza passa pelo desenvolvimento da educação.

IDEB: O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino básico. O Ideb é um indicador nacional de referência que possibilita o monitoramento da qualidade da educação e é calculado bienalmente a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho (proficiência em Língua Portuguesa e Matemática) nos exames aplicados pelo Inep.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ninhos de tartarugas estão sendo monitorados após furto de ovos em Alcobaça

A principal suspeita é a de que os ovos estão sendo furtados para abastecer o comércio clandestino de consumo humano. A dúzia de ovos de tartaruga tem sido comercializada pelo valor de R$ 15,00. Cada ninho tem, em média, 120 ovos. A espécie mais encontrada...

Definidos os finalistas do campeonato Futebol de Campo da comunidade Portela

Na tarde do último domingo, 25/02, foram conhecidos os finalistas do Campeonato de Futebol de Campo da comunidade Portela 2024, competição promovida pelo Prefeitura de Alcobaça na gestão do Prefeito Zico de Baiato através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, coordenada por...

Alcobaça realiza mutirão de ultrassonografia em Cantagalo

Serviços médicos especializados de ultrassonografia ofertados para mais dezenas de alcobacenses, desta vez para os moradores de Cantagalo e comunidades rurais da região. Segundo o médico, Dr. João Paulo, “estão sendo realizados exames de imagem (gestacional, abdômen total, ultravaginal, abdômen superior, vias urinárias e transvaginal)...