Encontro em Alcobaça discute o desenvolvimento da educação em vários municípios da região extremo sul

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O encontro aconteceu em Alcobaça no dia 27 de novembro, reunindo profissionais da educação dos municípios de Nova Viçosa, Mucuri, Caravelas, Prado e Alcobaça.

Essa ação é chamada de Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE), um programa de iniciativa da Suzano S/A para estimular ações colaborativas e a troca de experiências entre os municípios participantes.

Na prática, é um investimento da empresa para promover a qualidade no ensino público, numa atuação conjunta com as secretarias de educação desses municípios, escolas e a comunidade escolar (professores, estudantes e suas famílias), visando a superação dos desafios educacionais da rede pública de ensino.

WhatsApp Image 2023 11 30 at 16.57.46O programa atua para contribuir com prefeitos, secretários e educadores na gestão dos recursos públicos da educação, com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes, no uso dos recursos e na reestruturação de um projeto territorial de educação, reunindo experiências de diferentes municípios, com vista em objetivos comuns. A metodologia de trabalho parte do diagnóstico educacional de um grupo de municípios, com proximidade geográfica e características sociais semelhantes e que, juntos, integram os Arranjos de Desenvolvimento da Educação – ADE.

Para o Secretário de Educação de Alcobaça, anfitrião desse encontro, “o programa é uma grande contribuição, tanto pelo investimento na busca de uma melhoria do ensino público, quanto para cada um dos profissionais envolvidos, que aumentam seus conhecimentos e experiências pessoais”, destacou.

O PROGRAMA: Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) é uma ação desenvolvida através do Programa Suzano de Educação, cujo objetivo é contribuir com a melhoria da qualidade do ensino público, visando aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 40% até o ano de 2030, nos municípios dos territórios onde a empresa atua. Para a Suzano S/A a erradicação da pobreza passa pelo desenvolvimento da educação.

IDEB: O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino básico. O Ideb é um indicador nacional de referência que possibilita o monitoramento da qualidade da educação e é calculado bienalmente a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho (proficiência em Língua Portuguesa e Matemática) nos exames aplicados pelo Inep.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Alcobaça realiza capacitação das equipes de saúde para atendimentos de feridas e curativos

Pacientes feridos são frequentes na rotina das unidades básicas de saúde, ambulatoriais e de urgência e emergência. Preparar as equipes para esses procedimentos é o objetivo proposto pela Secretaria de Saúde do município de Alcobaça com a capacitação de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esse...

Alcobaça adquire dois novos veículos para reforçar a frota da saúde do município

Os dois novos veículos foram adquiridos com recursos próprios do município de Alcobaça. A entrega aconteceu na tarde terça-feira, dia 16 de abril.A proposta é modernizar a frota da Secretaria Municipal de Saúde, facilitando o deslocamento das equipes e o transporte de pacientes para...

Inaugurada a nova praça de Pouso Alegre de Alcobaça

Em uma cerimônia emocionante, a prefeitura municipal de Alcobaça por meio do prefeito Zico de Baiato entregou no último sábado a nova praça da comunidade de Pouso Alegre. Em uma cerimônia acompanhado por secretários, vereadores e outras autoridades o prefeito recebeu ainda a população para...