Justiça determina volta de intervenção da Arquidiocese na Basílica do Bonfim em nova reviravolta

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) devolveu a gestão da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim à Arquidiocese de Salvador – deixando para esta a escolha do pároco, ao invés da Irmandade do Nosso Senhor do Bonfim. A decisão em agravo estabelece que a intervenção da arquidiocese emposse novos gestores e um novo juiz na irmandade da Basílica. 

 

A intervenção da irmandade havia sido decretada pelo Cardeal D. Sérgio da Rocha, Primaz do Brasil, em agosto, após um grupo de dissidentes liderado pelo Juiz da Irmandade Devoção do Senhor do Bonfim, Jorge Nunes Contreiras questionar a gestão de 16 anos do Padre Edson. A Justiça havia suspendido a intervenção na última terça-feira (7), porém, segundo o jornal Tribuna da Bahia, voltou atrás nesta segunda (12).  

 

Conforme a reportagem, a comissão de intervenção, liderada pelo Padre Abel, coordenou as operações administrativas no local por 90 dias e, ao fim deste prazo, estabeleceu eleições abertas. Porém, o grupo ligado ao Juiz não compareceu ao local de votação. Por 72% dos votos, foi vencedora a opção de acabar com a intervenção.

 

Entretanto, uma semana antes da arquidiocese devolver a irmandade para que fosse definida a nova gestão na Devoção da Basílica, a liminar retirou a intervenção coordenada pelo Padre Abel e decidiu pelo retorno do comando da instituição à Irmandade do Senhor do Bonfim. Agora, com a nova decisão informada nesta segunda-feira (13), volta a Arquidiocese de Salvador a responsabilidade de selecionar o representante, podendo retornar a gestão do padre Abel, seguindo as diretrizes da Igreja Católica Apostólica Romana.

Uma das reclamações acerca do Padre Edson seria seu apoio ao sincretismo religioso, bem como operações financeiras envolvendo desde doações a venda de materiais católicos em lojas ao lado da igreja. Um grupo de fiéis alegava que  a legislação que incide sobre as relações da Igreja não seria o direito canônico, vinculado à Igreja Católica, e sim o direito privado, já que o espaço seria de propriedade da Irmandade Devoção do Senhor do Bonfim.

 

Na última sexta-feira (10), o presidente do TJBA, desembargador Nilson Soares Castelo Branco, recebeu a visita do Cardeal D. Sérgio da Rocha, acompanhado do Padre Abel Pinheiro. Segundo a instituição, “a visita de cortesia foi marcada pelo estreitamento dos laços institucionais entre as entidades”.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Alvos de operação do MP-BA e com OAB suspensa, advogados alegam perseguição de banco

Os quatro advogados alvos da Operação Data Venia, deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) em abril, emitiram nota nesta segunda-feira (13), alegando inocência e afirmam que sofrem perseguição.   Antônio Leonardo Souza Rosa e Leonardo Pimentel, sócios no Pimentel e Rosa Advocacia e Consultoria, acusam o Banco BMG  de coação ao exercício da advocacia. "Estamos há quinze anos atuando

Unex abre processo seletivo para vestibulandos de Medicina em Feira de Santana e Itabuna

As unidades da Unex em Feira de Santana e Itabuna estão com inscrições abertas para o processo seletivo de Medicina, curso nota máxima do MEC, no período de 2024.2. O processo deve ocorrer em dois modelos: Processo Seletivo Tradicional Unificado e Segunda Graduação. As inscrições estarão abertas até o dia 04/06, com provas presenciais e

Suspeito de esfaquear cunhada e matar a mãe dela e vizinho é preso em Salvador

  Foi preso nesta segunda (13), o homem suspeito de atacar duas mulheres e um homem com golpes de faca no bairro da Mata Escura, por volta das 21h da noite do domingo (12). Uma das moças era cunhada, que resistiu aos golpes, porém a mãe dela e o rapaz, que era vizinho, acabaram perdendo