Padilha confirma que governo não vai mudar meta fiscal: “Especulações”

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O ministro da Secretaria das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, negou que o governo federal tenha iniciado mudanças na meta fiscal e reforçou o cumprimento do déficit zero, conforme já anunciado pelo deputado federal Danilo Forte (União-CE), relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

“Não tem iniciativa do governo para alterar a meta fiscal já estabelecida na LDO encaminhada ao Congresso, deixamos isso explícito”, falou Padilha sobre a reunião com o relator e os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Esther Dweck (Gestão), realizada nesta quinta-feira (16/11) de manhã.

“O governo acredita que, nesse momento, nosso foco deve estar nas medidas que melhoram a arrecadação, fazem justiça tributária, e no esforço de combater qualquer pauta que desorganize o orçamento público do país”, afirmou Padilha.

Após reforçar a manutenção da meta fiscal, o ministro disse: “Todas as especulações até agora foram derrotadas de novo”.

Questionado sobre a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a respeito de talvez não cumprir o déficit zero, Padilha falou aos jornalistas: “Vocês que criaram expectativa sobre uma interpretação que fazem da especulação que é feita. O presidente nunca disse que ia mudar a meta fiscal”.

Sem divergências No fim de outubro, em café com jornalistas, Lula falou trabalhar pela meta fiscal, mas “o que eu posso dizer é que ela não precisa ser zero“.

Padilha ainda criticou quem apontou possíveis desencontros entre Lula e Haddad, por terem posições diferentes sobre o déficit zero. “Quem apostar em divergência vai perder de novo”, disse.

O ministro também afirmou que encontrará o deputado Danilo Forte (União-CE) na segunda-feira (20/11) para tratar da aprovação da LDO. O texto define as linhas gerais da Lei Orçamentária Anual (LOA) e deve trazer as metas e prioridades do orçamento do governo federal para o ano seguinte, assim como uma previsão de despesas.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

TJ-BA e Amab saem defesa do judiciário baiano após notícias sobre possível intervenção do CNJ

Em nota conjunta enviada à imprensa nesta quinta-feira (2), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e a Associação dos Magistrados da Bahia (Amab) saíram em defesa dos juízes, desembargadores e servidores do judiciário estadual. O posicionamento das entidades vem após as especulações sobre uma possível intervenção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no TJ-BA

Em meio a tumulto, privatização da Sabesp é aprovada na Câmara de SP

O projeto de lei da Câmara Municipal de São Paulo que viabiliza a privatização da Sabesp na capital foi aprovado em primeira votação nesta quarta-feira (17) pelo placar de 36 votos favoráveis e 18 contrários. A sessão ocorreu em meio a manifestações na galeria e discussão entre vereadores.              

DF é única UF do Centro-Oeste que teve aumento no tráfico de drogas

O tráfico de drogas aumentou no Distrito Federal de 2022 para 2023. Os dados do Mapa da Segurança Pública apontam que o número de ocorrências do crime passou de 2.258 para 2.442, de um ano para o outro, o equivalente a um aumento de 8,15% no período. O DF é a única unidade da federação